Cultura brasileira na educação infantil é tema de painel

O respeito à infância e a presença da cultura brasileira na rotina escolar é a abordagem do projeto Conversa de Professor com o diretor, ator, músico e compositor Filipe Edmo. A atividade será realizada nesta quinta-feira (15), às 19h, no canal do Youtube da Fundação Ecarta. Para assistir, acesse https://youtu.be/CSDeJfG9Ivk.

“É um convite a brincar, refletir e debater a importância do brincar”, adianta o pesquisador que utiliza a arte como ferramenta. A partir de reflexões e provocações, o artista e educador convida a pensar a infância e como inserimos o brincar e a cultura popular no dia a dia.

As brincadeiras são consideradas essenciais para o desenvolvimento integral das crianças por ser a linguagem que estimula tanto a função motora, como a afetiva, cognitiva e social. Brincar é direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), preconizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem até um dia para lembrar da sua importância: o Dia Internacional do Brincar, celebrado em 28 de maio.

“Nosso Projeto pretende enfatizar a importância do atendimento às crianças nos primeiros anos de vida. Nesta etapa há extrema receptividade aos conhecimentos e atitudes trabalhados pelos professores e pais, que serão determinantes na vida futura dessas crianças”, complementa a coordenadora do projeto Conversa de Professor, Cecília Farias

Conversa de Professor

O diálogo desta quinta-feira (15) é o terceiro de um total de seis ao longo de 2021 da série Conversa de Professor. O primeiro tratou da relação das crianças com a natureza (6 de maio), com a professora Luciane Varisco; o segundo foi com a jornalista, educadora e escritora, Januária Cristina Alves, sobre a abordagem das fake news desde a educação infantil.

Lançado em 2005, o Conversa de Professor propõe a discussão de temas específicos de diferentes áreas do conhecimento. Os encontros contam com especialistas de diferentes áreas de conhecimento e focadas na educação infantil e anos iniciais.

O projeto busca aprofundamento teórico, ampliação de conhecimentos, debate sobre metodologias de trabalho em sala de aula e relatos de experiência, propondo interação, diálogo e socialização.

A Fundação Ecarta leva o programa Conversa de Professor às cidades do interior por meio de parceria com secretarias de Educação e agentes locais. Interessados podem entrar em contato com a produção do projeto pelo e-mail conversadoprofessor@fundacaoecarta.org.br

Fonte: Ecarta , com edição do Sinpro-DF