CPI convoca Ibaneis para explicar fraudes, superfaturamentos e corrupção com verba do combate à Covid-19

O governador Ibaneis Rocha (MDB) deverá comparecer à Comissão Parlamentar de inquérito (CPI) da Pandemia da Covid-19 para prestar esclarecimentos sobre gastos públicos com ações de enfrentamento à pandemia. Sua convocação foi aprovada, na CPI, na manhã desta quarta-feira (26), em reunião deliberativa da comissão. O Distrito Federal é alvo de investigações do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) nas operações que investigam a crise de saúde pública.

 

Além de Ibaneis, foram convocados governadores e prefeitos que estão na mira da Polícia Federal (PF) e a reconvocação do ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, e do atual ministro, o médico Marcelo Queiroga. No caso de Ibaneis, ele está envolvido nas investigações que apuram fraudes, superfaturamentos e corrupção com dinheiro público destinado ao combate à pandemia nos estados e municípios.

 

 

Apuração do Correio Braziliense indica que “o que norteou o pedido foi a Operação Falso Negativo, deflagrada em julho de 2020, apontando o envolvimento da cúpula da Secretaria de Saúde do DF em um esquema de superfaturamento para compra de testes de diagnóstico de covid-19. A investigação se debruça sobre os crimes de fraude licitatória, organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção e crime contra a ordem econômica, já que a verba vem da União”.

 

 

Informa também que, “nas fases da operação, tiveram a prisão preventiva decretada o então secretário de Saúde, Francisco Araújo, além de seis gestores, que também foram presos. Todos respondem em liberdade à denúncia por organização criminosa, dispensa ilegal de licitação, fraude na entrega de uma mercadoria por outra e peculato”.