COVID-19 x VOLTA ÀS AULAS | Orientação do CNE respalda posicionamento do Sinpro

O agravamento dos números relacionados à Covid-19 no Brasil fez com que o Conselho Nacional de Educação se posicionasse quanto ao retorno presencial às aulas. No documento, emitido no último dia 27, o CNE afirma que “redes e sistemas de ensino e instituições de educação, públicas e particulares, em todos os níveis, etapas ou modalidades de aprendizado, poderão decidir pelo adiamento da volta às aulas ou pela continuidade de oferta de aprendizado remoto”. A orientação do Conselho fortalece o posicionamento do Sinpro-DF, que avalia que ainda não é hora de retornar presencialmente às salas de aula.

“A poucos dias do início das aulas nas escolas públicas do DF, aumenta a preocupação da comunidade escolar diante do avanço exponencial de casos de Covid-19, impulsionado pela variante Ômicron. UTIs – inclusive as pediátricas – lotadas, profissionais de saúde afastados, laboratórios sem dar conta da demanda de testes. Pessoas morrendo. Tudo isso escancara que ainda não é hora de retornar presencialmente às salas de aula”, afirma o Sindicato em nota publicada também no dia 27, pouco tempo antes da manifestação do CNE. 

Na nota do CNE, a orientação é para que o adiamento do retorno presencial às aulas e a aplicação do modelo remoto de ensino seja feito “nas localidades onde a intensidade do contágio da Covid-19 for classificada em nível elevado pelas autoridades sanitárias competentes, bem como se tornarem exíguos os serviços de saúde e atendimento aos casos de contágio da Covid-19”.

Na manhã desta segunda-feira (31), a taxa de ocupação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) da rede pública de saúde, novamente, atingiu 100% de ocupação. Segundo o sistema InfoSaúde, do Governo do Distrito Federal (GDF), atualizado às 8h25 desta segunda (31), a ocupação atual das UTIs para tratamento de casos de Covid-19, no geral, é de 97,65%.

 

*Colaborou: Vanessa Galassi

MATÉRIA EM LIBRAS

PARTE 1

PARTE 2