COVID-19 | Crianças com 5 anos já podem ser vacinadas


Crianças com 5 anos sem comorbidades ou deficiência permanente começaram a ser vacinadas contra a Covid-19 nesta terça-feira (25/01).

A alteração da faixa etária não foi divulgada amplamente pela Secretaria de Saúde (SES) e nenhuma outra instância do GDF. Pelo site da SES, só é possível saber que as crianças com 5 anos já estão aptas à imunização em uma matéria que deixa a novidade em segundo plano. “O público infantil começou a ser vacinado em 16 de janeiro e, desde a manhã desta terça, todos na faixa etária entre 5 e 11 anos já podem ser vacinados”, diz trecho do texto.

Até então, no DF, apenas crianças de 6 a 11 anos poderiam se vacinar contra a Covid-19.

>> Leia também: NÃO HÁ BRECHA PARA DÚVIDAS: É TEMPO DE VACINA

A campanha de vacinação infantil teve início no último dia 16. Segundo o próprio governador Ibaneis Rocha, apenas 10% do público infantil apto a receber a vacina contra a covid-19 foi imunizado.

Documentos necessários
Para vacinar crianças de 5 a 11 anos é necessário levar:

Documento de identidade e/ou caderneta de vacinação

>> A criança deve estar acompanhada de um responsável

>> NÃO É NECESSÁRIO LEVAR RECEITA MÉDICA

>> Se a criança tiver comorbidade ou deficiência permanente, é preciso apresentar laudo médico que comprove a condição clínica

Segundo informações da Agência Brasília, crianças que tenham tomado outras vacinas recentemente devem esperar um intervalo de 15 dias para receber o imunizante contra a covid-19. A segunda dose deverá ser aplicada oito semanas após a primeira.

Veja os locais de vacinação infantil

A vez é das crianças
No dia 20 de janeiro, o Sinpro-DF lançou a campanha “Escola não é lugar de ter medo. Vacinação infantil já!”. A peça, lançada poucos dias antes do início do ano letivo – agendado para 14 de fevereiro –, tem como objetivos reforçar o dever do Estado na ágil imunização do público infantil apto a ser imunizado contra o coronavírus e, ao mesmo tempo, incentivar mães, pais e responsáveis por crianças de 5 a 11 anos a levarem os pequenos para se vacinar.

Acesse AQUI mais informações sobre a campanha e veja como participar