Conquista da Marcha das Margaridas

Foto: Paulo Henrique Carvalho/ MDA

Nesta quinta-feira (14), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) doou duas lanchas para atender as mulheres ribeirinhas da região amazônica e para facilitar o trabalho do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (PNDTR/MDA). As embarcações eram uma antiga reinvindicação da Marcha das Margaridas, coletivo organizado por mulheres de diversos movimentos sociais de todo o país.
A medida deve atender aproximadamente 10 mil famílias, que residem em 38 munícipios paraenses de difícil acesso. Dessa forma, as trabalhadoras rurais deixarão de percorrer trajetos precários para conseguir documentos civis e trabalhistas.
Além de facilitar o acesso aos documentos para as comunidades ribeirinhas e as assentadas, o MDA garantirá gratuidade na aquisição de toda a documentação. “Nosso compromisso é assegurar a todas as mulheres trabalhadoras do campo sua dignidade. Esse é um compromisso muito forte e vamos trabalhar juntos para conseguir honrá-lo”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias.
As duas lanchas receberam os nomes da extrativista Maria do Espírito Santo e da feminista e militante pelos direitos humanos, Isa Cunha. As duas lanchas ficarão aportadas em Belém e Santarém.