Confira o procedimento para participar do 12º Congresso de Trabalhadores em Educação como delegado

A diretoria do Sinpro está disponibilizando a Ata de Eleição para os(as) professores(as) que tiverem interesse em participar do 12º Congresso de Trabalhadores em Educação (CTE) como delegado(a) sindical. É importante frisar que para participar como delegado(a) é preciso respeitar alguns critérios, dentre eles ser professor(a) sindicalizado(a). Leia todos os critérios de participação ao final da matéria.

Para participar como delegado(a) basta preencher a Ata de Eleição (clique aqui) e enviar o documento para o e-mail joelma@sinprodf.org.br ou entregar, em mãos, na sede ou subsedes do sindicato. Para os(as) professores(as) aposentados(as), a Secretaria de Assuntos dos Aposentados convocará uma reunião, com data a ser definida, onde serão escolhidos os critérios para a participação deste grupo. Durante a reunião será entregue a Ata de Eleição para os(as) interessados(as).

 

12º CTE

O 12º Congresso de Trabalhadores(as) em Educação acontece nos dias nos dias 7, 8 e 9 de julho, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, e traz como lema Um outro Brasil é possível. Em um cenário de ataque severo à democracia e ao Estado de direito, na toada do fundamentalismo religioso e do negacionismo no Brasil e no DF, o 12º CTE debaterá as conjunturas internacional, nacional e local; a educação pública, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada; e a organização sindical. A partir das discussões, será elaborado um plano de lutas, com propostas e estratégias para alcançar um outro Brasil: aquele que faça o povo sorrir.

Para participar é preciso ficar atento aos prazos. A entrega das teses poderá ser feita até 27 de junho, as inscrição para delegados(as) até 30 de junho, e a publicação das teses até 1º de julho.

As teses e/ou resoluções devem versar sobre os temas do Congresso. São eles:

• Conjunturas internacional, nacional e local
• Defesa da Educação Pública, Gratuita, de Qualidade, Laica e Socialmente Referenciada
• Organização e Estrutura Sindical
• Plano de Lutas

Delegados(as) poderão elaborar tese sobre um dos temas ou todos eles. A tese de cada tema deverá ter, no máximo, cinco mil caracteres, já contados os espaços. As inscrições devem ser feitas no email joelma@sinprodf.org.br. Mais informações: 3343-4209. Participe!

Critérios de participação

Veja abaixo como são escolhidos ao(as) delegados(as) do 12º Congresso de Trabalhadores(as) em Educação:

 

  • Delegados(as) natos(as): diretores(as) do Sinpro.
  • Todos(as) os(as) professores(as) dirigentes que fazem parte de entidades nas quais o Sinpro é filiado são delegados(as) natos(as).
  • Professores(as) aposentados(as) terão garantidas 70 vagas.
  • Delegados(as) sindicais que comprovem sua eleição por meio de Ata atualizada (2022) terão a sua participação garantida, sem levar em consideração o número de delegados(as) a que cada escola tem direito.
  • Escolas com até 30 professores(as) têm direito a uma vaga de delegado(a);
  • Escolas que tenham de 31 a 150 professores(as) têm direito a duas vagas de delegado(a);
  • Escolas com mais de 150 professores(as) têm direito a três vagas de delegado(a);
  • Duas vagas de delegado(a) para orientadores(as) por cada Coordenação Regional de Ensino (CRE). Os(as) orientadores(as) deverão ser indicados(as) pelo coletivo de suas respectivas regionais, com registro em Ata;
  • Uma vaga de delegado(a) para professor(a) por cada Coordenação Regional de Ensino (CRE);
  • Uma vaga de delegado(a) para a Sede I da Secretaria de Educação e uma vaga de delegado(a) para a Sede II da Secretaria de Educação;
  • Três vagas de delegados(as) para a Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE), sendo uma vaga para delegado(a) nato(a);
  • Os casos de desistência dos(as) delegados(as) deverão, obrigatoriamente, estar registrados em ata.

 

A programação do 12º Congresso de Trabalhadores(as) em Educação será publicada em breve.

MATÉRIA EM LIBRAS