Curso de formação de condutor(a) de Plena Atenção na Escola (PAE)

A Sociedade Vipassana de Meditação oferece um método de ensino a ser aplicado por condutores(as)-educadores(as) para alunos(as) de 1º a 5º anos, com faixa etária de 6 a 12 anos. Se você quer ser um(a) condutor(a) do método de Plena Atenção na Escola (PAE), as aulas serão realizadas de 15 de março a 05 de julho de 2023. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de março, clicando aqui. Professores(as) sindicalizados(as) terão 50% de desconto no curso.

A prática da Plena Atenção auxilia educadores(as) e alunos(as) a obterem mais foco, concentração, promovendo um ambiente pacífico e colaborativo, trazendo bem-estar a todos(as). Durante a formação os(as) participantes(as) recebem suporte para integrar a prática de Plena Atenção ao seu dia-a-dia, experimentam, treinam, interagem e compartilham a técnica a ser aplicada com seus alunos(as). As aulas são interativas, on-line, ao vivo, oferecidas pela Plataforma Zoom.

Durante toda a jornada o participante será apoiado(a) pela equipe de facilitadores(as) e monitores(as) para ampliar sua segurança. Trata-se de um programa laico e baseado em evidências científicas, além de ser aplicado em escolas do Distrito Federal desde 2016, com resultados animadores para a comunidade escolar.           

A formação de condutores(as) no Método PAE está estruturada em dois módulos, oferecidos em jornada única e contínua de aproximadamente 18 semanas, num total de 56h, assim organizados:

 

Módulo A – Despertando a Plena Atenção

Aqui acontece o seu despertar para a Plena Atenção. Apresentamos os fundamentos da técnica de Plena Atenção (Mindfulness), e você inicia a sua jornada pessoal, trazendo a prática para o seu dia-a-dia.

Em uma jornada contínua você conhece e vivencia as estratégias para utilizar a compaixão e autocompaixão e tornar-se capaz de transformar respostas habituais negativas (ansiedade, estresse, ruminação, vergonha) em estados mentais positivos (felicidade, conexão humana, abertura, gratidão e perdão) ao se deparar com as situações desafiadoras da vida (profissional e pessoal). Permite, ainda, associar esse conhecimento e experiência ao contexto de sala de aula.

 

Módulo B – O método PAE como caminho para a Plena Atenção

Este é o grande momento de praticar o que você aprendeu e experimentou no primeiro módulo. Neste momento você é apresentado(a) ao Manual PAE e tem a oportunidade de habilitar-se condutor(a) das 24 aulas e práticas de Plena Atenção a serem aplicadas com seus estudantes.

Os temas são encadeados com base científica, referenciados em programas reconhecidos internacionalmente, para proporcionar a melhor experiência. Abordam: a importância de observar a respiração; as três principais partes do cérebro que regulam nossas emoções; como desenvolver a Plena Atenção nas atividades diárias; os Cinco Sentidos; as Emoções e Pensamentos; e as Qualidades do Coração. O aprofundamento nesse estudo e a prática são fundamentais para nossa qualidade de vida e bem-estar.

Durante o Módulo B você é orientado(a) a planejar a aplicação do método em sala de aula ou para um grupo de alunos(as), vivenciando o programa a partir do lugar de condutor(a), se preparando para aplicar o método imediatamente.

O(a) participante terá como atividade obrigatória para a certificação a produção de vídeo de aula, aplicada em sala de aula ou para um grupo de alunos(as). Mas despreocupe-se que é para fins de praticar e exercitar o método, e você terá todas as orientações e apoio da nossa equipe de monitores.