Conferência Regional de Políticas para as Mulheres ocorre neste sábado (12)

O encontro deste sábado (12) é preparatório para a 4ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres e será realizado no Centro Educacional 804, do Recanto das Emas, das 8h às 13h. Trata-se da primeira Conferência Regional de Políticas para as Mulheres, que reunirá mulheres das regiões administrativas do Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Samambaia e Santa Maria.
As diretoras da Secretaria de Assuntos  e Políticas para as Mulheres Educadoras e a diretoria colegiada do Sinpro-DF convidam todas as mulheres a participarem e a levar propostas para a reunião deste sábado e para todas as conferências regionais. As decisões servirão para elaborar uma agenda de governo a ser aprovada na 4ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres, prevista para ocorrer nos dias 5 e 6 de dezembro, na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape).
A 4ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres busca ampliar os direitos, a participação e o poder para as mulheres. Mas, para isso, o Distrito Federal terá quatro conferências regionais. A primeira, ocorrerá neste sábado (12), no Recanto das Emas, com as mulheres e demandas da denominada Região 1.
A segunda será realizada no dia 26 de setembro, das 8h às 13h, no Centro de Ensino Médio 1, de Sobradinho I, e reunirá propostas das mulheres da Região 2: Colorado, Fercal, Lago Oeste, Planaltina, Sobradinho I e Sobradinho II e Taquari.
A terceira reunirá as mulheres da Região 3, que abrange as regiões administrativas de Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Guará, Taguatinga e Vicente Pires. Ocorrerá entre 8h e 13h do dia 31 de outubro e será realizada no Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (CEMEIT).
A última regional antes da 4ª Conferência Distrital reunirá mulheres da Região 4 na Escola Parque 308 Sul, no dia 14 de novembro, entre 8h e 13h. A Região 4 é formada pelas cidades satélites de Candangolândia, Cruzeiro, Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Plano Piloto, Sudoeste, Varjão e São Sebastião.
Mais informações, no site www.mulher.df.gov.br
 
 
 
Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh) e o Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal (CDM-DF), em parceria com a sociedade civil e movimentos organizados, realiza a 4ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres, que acontece nos dias 5 e 6 de dezembro, na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação. Antes do encontro final, acontecerão as conferências regionais, em quatro Regiões Administrativas.
 
A primeira conferência regional será no dia 12 de setembro, das 8 às 13 horas, no Centro Educacional 804 do Recanto das Emas. Moradoras do Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia e Santa Maria estão convidadas a participar dos debates, apresentando propostas que servirão de base para edificação da agenda de governo, bem como para a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, a ser realizada em 2016.
 
Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, os encontros discutirão os eixos da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres: Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal; Sistema político com participação das mulheres e igualdade; e o Sistema Nacional de Políticas para Mulheres.
 
Segundo a secretária Marise Nogueira, o grande desafio da Conferência Distrital é criar uma política coletiva que estruture o desejo social feminino, pois a autonomia das mulheres é condição para sua emancipação. “Nosso esforço é trazer para a visibilidade as demandas de gênero. É fundamental a articulação dos movimentos de mulheres para a construção de espaços institucionais empenhados em garantir os direitos das mulheres”, avalia.