Comunidade Santa Luzia, na Estrutural, recebe reservatório de água

Após 26 meses de espera e muita luta, a Comunidade Santa Luzia, na Cidade Estrutural, recebeu um reservatório de água para consumo da população da região. O reservatório beneficiará mais de 17 mil moradores da comunidade, que enfrentam várias dificuldades devido à falta de saneamento básico, água e eletricidade. A vitória é fruto do projeto Vida & Água para ARIS/DF, que tem a parceria da Universidade de Brasília (UnB), do Sinpro e de um coletivo de movimentos e instituições sociais. Os dois primeiros reservatórios instalados (Santa Luzia e Sol Nascente) foram comprados com o apoio do Sinpro.

Para Perci Coelho, professor do Departamento de Serviço Social (SER/UnB) e coordenador do projeto, já existe um chafariz da CAESB em Santa Luzia, mas que não atende os moradores das ruas mais afastadas da comunidade. “Por isso a importância de um reservatório que é provisório, emergencial, para mobilizar a comunidade a lutar pela instalação definitiva da rede geral da CAESB no local visto que, sendo uma ARIS, a Chácara Santa Luzia também tem direito ao acesso a água encanada da CAESB”, salienta o professor, informando que até o momento foram inauguradas sete casas: (1) na Estrutural/Santa Luzia (CEF 02), (2) no Porto Rico, em Santa Maria (EC 01 Porto Rico), (3) na Dorothy Stang (CEF 04 – Sobradinho), (4) no Vale do Amanhecer (CED Vale do Amanhecer), (5) na ARISI – Recanto dos Encantados – Sobradinho (Povo Indígena – Xukuru), (6) no Sol Nascente (EC-66), e (7) no Itapoã (CED Zilda Arns).

A Casa Vida & Água é um projeto de interesse comunitário de caráter associativo, provisório e emergencial até que seja instalada uma sala de situação nos termos do abaixo assinado protocolado no Governo do Distrito Federal, em 25 de junho de 2020. Essas Casas são constituídas de uma parceria tripartite: Escola/universidade + Trabalhadores(as) da Comunidade Escolar parceira + Comunidade organizada na forma de associações de moradores. A Casa Vida & Água ainda se compromete em favorecer o empoderamento da população mais pobre e vulnerável sem conexão com o sistema da CAESB, sendo assim um estímulo à convivência pacífica comunitária popular.

A expectativa do projeto é de crescimento para outras localidades das 47 ARIS legalmente constituídas pela Câmara Legislativa do Distrito Federal na última revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). Até o momento a CAESB só autorizou três localidades para serem servidas pelo carro-pipa nos reservatórios articulados pela UnB (Santa Luzia – Estrutural, Fazendinha – Sol Nascente e quadras 203/204, no Itapoã), mas o projeto quer apoiar todas as 47 ARIS a terem direito fundamental à água potável e tratada. 

Veja abaixo o vídeo e uma imagem deste importante momento.

MATÉRIA EM LIBRAS