Comissão dos aprovados em concurso da SEE-DF apoia a greve do Magistério Público

A Comissão dos Aprovados no Concurso de Efetivos SEE-DF 2022 divulgou uma carta, nessa quarta-feira (3), em apoio à greve do Magistério Público no Distrito Federal. No documento, o grupo afirma que a luta pela reestruturação da carreira é justa e vai além das melhorias salariais e progressões da carreira: “é uma luta por melhores condições de trabalho, valorização de todos os trabalhadores da educação (efetivos, temporários e aposentados), incluindo a segurança no ambiente escolar”.

Desde antes da Constituição Federal de 1988, que estabeleceu o concurso público como forma legal e principal para ingresso aos cargos públicos, a luta por concurso para acesso aos cargos do Estado brasileiro e do Governo do Distrito Federal (GDF) sempre esteve na pauta do Sinpro-DF. Atualmente, o governo que está no Buriti já ocupou vagas definitivas com cerca de dois terços de profissionais do contrato temporário, o que é uma das formas de sucateamento da educação pública.

Por isso, o Sinpro luta pela realização de concursos e mantém campanhas permanentes, como a “Convoca Já”, para o GDF convocar os aprovados. A luta por concurso público para o Magistério Público é fundamental não só para o cumprimento da Constituição, mas também é imprescindível para o fortalecimento da Educação pública. Assim, por esses e outros motivos, a realização de concurso público sempre fez parte das ações, da pauta de reivindicações e dos princípios que norteiam o Sinpro.

Esse item é destaque central na Campanha Salarial 2023 porque a realização de concurso público caminha lado a lado com a luta pela reestruturação da carreira porque o respeito e a valorização da carreira estão, diretamente, ligados à garantia de direitos, vínculos trabalhistas fortalecidos e condições de trabalho dignas. Tudo isso só pode existir e ser instituído como lei quando estiver contemplado e reconhecido na carreira do Magistério Público.

Na Campanha Salarial 2023, o Sinpro exige a nomeação de todos(as) os(as) aprovados(as) no último concurso, realizado em 2022, tanto para vagas de provimento imediato como aqueles que ficaram no cadastro reserva. E alerta: mesmo com essa convocação, as carências da rede pública de ensino não serão resolvidas. Por isso, a necessidade de o GDF fazer a convocação imediata dos aprovados de 2022, incluvise de quem está no cadastro de reserva, e providenciar a realização de outro concurso público.

 

Confira, a seguir, a íntegra da carta:

A Comissão dos Aprovados no Concurso da SEE-DF apoia a luta coletiva dos professores e orientadores educacionais da rede pública do DF

 

Essa greve que se iniciará amanhã também é por reajuste salarial justo, incorporação das gratificações, melhorias na progressão da tabela salarial e melhorias na estruturação do plano de carreira, mas vai muito além disso, é uma luta por melhores condições de trabalho, valorização de todos os trabalhadores de educação (efetivos, temporários e aposentados), incluindo a segurança no ambiente escolar e políticas públicas para evolução no aprendizado em sala de aula, entre outras questões importantíssimas como a nossa luta principal: a homologação e nomeação de todos os aprovados no nosso concurso de 2022.

 

Nesse sentido queremos manifestar apoio à greve dos professores e orientadores, bem como apoiamos a organização do SINPRO-DF nesse movimento de luta da categoria.

 

Vamos continuar participando das Assembleias com as nossas faixas, cartazes, placas e camisetas mantendo a visibilidade para a nossa luta!

 

A nossa vitória será do tamanho da nossa luta coletiva! Não há vitória sem luta!

 

Brasília-DF, 03/05/23.

 

Comissão dos Aprovados no Concurso de Efetivos SEEDF 2022

 

MATÉRIA EM LIBRAS