Comissão de negociação se reúne com o GDF para tratar das pautas da categoria

A Comissão de Negociação do Sinpro se reuniu durante a manhã de sexta-feira (24) com representantes do Governo do Distrito Federal para tratar das pautas da categoria. Entre os pontos debatidos, dois se destacaram: a implementação no Distrito Federal da educação integral no ensino médio, já com base na Reforma do Ensino Médio; e o pagamento dos(as) professores(as) em contrato temporário.
Em relação às mudanças previstas na reforma do ensino médio que o governo federal está fazendo, o Sinpro elencou algumas dificuldades nesta implementação e salientou alguns pontos que precisam ser levados em consideração pelo GDF: a questão dos estudantes que trabalham no diurno; o número de alunos por turma; as condições e necessidades que a rede pública tem de atender a comunidade neste novo modelo de educação integral; e a necessidade de mais escolas para que este atendimento possa ser feito de forma adequada.
Em relação ao pagamento dos contratos temporários, a Secretaria de Educação manteve a posição de que não há condições de fazer o pagamento no mês de março. A alegação da SEE é que a folha do GDF fechou no dia 10 em função do carnaval ter caído no final do mês, comprimindo o espaço para a inclusão de pessoal do governo na folha de pagamento de fevereiro. Com isto os contratos temporários só receberão o pagamento no mês de abril, ou seja, em abril estes profissionais receberão os dias trabalhados nos meses de fevereiro e março.
Desde o início da contratação dos temporários o Sinpro vem cobrando uma solução para o pagamento ser realizado no mês de março e mesmo assim a Secretaria de Educação não conseguiu se organizar para isto. É um verdadeiro absurdo e um total desrespeito deixar o trabalhador sem remuneração por mais de 50 dias.
Durante a reunião o Sinpro ainda enfatizou que a SEE continua mantendo a prática de querer implementar projetos sem discutir com a rede, exemplo da Educação Integral, que embora a rede faça a defesa deste ponto no Plano Distrital de Educação, a forma de implementação deve ser debatida com toda a categoria.