Comissão de Negociação do Sinpro se reúne com a SEE por mudanças na EJA

A Comissão de Negociação do Sinpro se reuniu com a Secretária de Educação do Distrito Federal (SEE), Hélvia Paranaguá, e com membros da pasta para tratar de um tema que tem preocupado a categoria, a comunidade escolar e a sociedade como um todo: a situação da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nos últimos meses a SEE alterou o funcionamento de várias escolas que oferecem esta modalidade ao reduzir o número de turmas e estabelecer a organização de salas multietapas. Esta reorganização dificulta o trabalho pedagógico, ao mesmo tempo que pode gerar uma maior evasão escolar.

Para justificar tal medida a SEE apontou uma série de incorreções que teria sido identificada em visitas realizadas em diversas escolas. Contudo, ainda que hajam problemas pontuais, a secretaria não apresentou uma estratégia organizada para garantir ao estudante e ao trabalhador(a) o acesso e permanência na escola.

Após extenso debate com a Comissão de Negociação, a SEE se comprometeu em manter as turmas que tenham o número mínimo de estudantes, conforme o disposto na estratégia de matrícula, e rever o desmembramento de turmas que alcançarem o número mínimo de estudantes, conforme a estratégia. A pasta reafirmou ainda o compromisso em discutir a estratégia de matrícula para o próximo ano.

Além destes pontos, a comissão cobrou da secretaria a garantia de que as escolas definam, de forma autônoma, como será a recomposição do Calendário Escolar em decorrência das eleições gerais e como será conduzido o processo eleitoral de novos(as) gestores(as) escolares. A SEE pediu que o debate sobre a escolha dos(as) novos(as) gestores(as) e a discussão a respeito da recomposição sobre Calendário Escolar fossem remetidos para outra reunião, que será remarcada posteriormente.

MATÉRIA EM LIBRAS