Começa nesta quinta (28) o 13º Congresso da CUT Brasília

A partir desta quinta (28) e durante três dias seguidos, mais de 450 delegados das quase uma centena de entidades sindicais filiadas no Distrito Federal e entorno, representando trabalhadores da cidade e do campo, dos setores públicos e privados, vão discutir a conjuntura e definir propostas de estratégias e plano de lutas para a CUT nos próximos quatro anos.
É o 13º Congresso da CUT Brasília (13º Cecut), que se encerra no sábado (30) com a eleição da diretoria da Central para os próximos quatro anos. O encontro acontece nas dependências da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), no Núcleo Bandeirante.
A sessão de abertura do 13º Cecut será às 19h com discursos do atual presidente Rodrigo Britto, da vice-presidente Cleusa Cassiano, do coordenador adjunto do Cecut/Concut Rodrigo Rodrigues, da vice-presidente nacional da CUT Carmem Foro e do presidente da Contag Alberto Acílio Bloch.
O Cecut foi precedido, de forma inovadora, da realização de assembleias em todos os sindicatos filiados. Todas as contribuições, avaliações e propostas formuladas pelos trabalhadores de base, foram reunidas no Caderno de Textos, já distribuído aos 450 delegados. A publicação conta com um balanço da gestão atual, presidida pelo bancário Rodrigo Britto, que comandou por três anos o projeto Todo Poder aos Sindicatos, possibilitando o resgate e a consolidação da CUT de base, de luta, de resistência e de conquistas. Confira o Caderno de Textos do 13º Cecut/12º Concut.
“O objetivo da distribuição antecipada do Caderno de Textos foi democratizar a produção das bases de modo que todos possam chegar ao Cecut com conhecimento e avaliação crítica das análises de conjuntura e das propostas apresentadas pelos trabalhadores nos sindicatos, favorecendo e enriquecendo os debates de sistematização final no plenário do Congresso da CUT Brasília”, explicou  Rodrigo Rodrigues, diretor da CUT Brasília e coordenador adjunto do 13º Cecut e 12º Cecut.
O Cecut aprovará no sábado também uma proposta dos trabalhadores de Brasília que será levada para discussão no 12º Congresso Nacional da CUT (12º Concut) que acontece entre os dias 13 e 16 de outubro em São Paulo. Lá, delegações CUTistas de todo o país fecharão o  plano nacional de lutas da classe trabalhadora, estabelecendo as reivindicações e as reformas necessárias para avançar na pauta trabalhista e para um projeto de desenvolvimento que ajude a superar as desigualdades sociais.
O Cecut Brasília e o Concut ocorrerem em meio a uma conjuntura de crise financeira internacional, com fortes ataques dos setores conservadores da direita aos direitos e conquistas dos trabalhadores.
PROGRAMAÇÃO DO CECUT BRASÍLIA 2015
Dia 28 – quinta feira
15h às 20h – Credenciamento das/os delegadas/os do Congresso
19h – Abertura Política

  • Rodrigo Britto – Presidente da CUT Brasília
  • Cleusa Cassiano – Vice-Presidenta da CUT Brasília
  • Rodrigo Rodrigues – Coordenador Adjunto do CECUT/CONCUT
  • Carmem Foro – Vice-Presidenta da CUT Nacional
  • Alberto Acílio Bloch – Presidente da CONTAG

20h – Leitura e aprovação do Regimento Interno do CECUT Brasília 2015
21h – Coquetel e Apresentação cultural
 Dia 29 – sexta feira
8h às 17h – Credenciamento das/os delegadas/os do Congresso
10h – Ato do Dia Nacional de Paralisação
14h – Almoço
16h – Análise da conjuntura política e os desafios para o movimento sindical

  • Análise da conjuntura internacional – Antônio Lisboa Amâncio Vale – Secretário Nacional de Relações Internacionais da CUT
  • Análise da conjuntura nacional – Marilane Oliveira Teixeira – CESIT/UNICAMP
  • Análise da conjuntura do desenvolvimento e da integração regional – Julio Miragaya – SEBRAE-DF
  • Análise da conjuntura local –Fiorella Machiavello – Técnica do DIEESE/Escritório Regional DF

16h40 – Abertura para o debate
 Dia 30 – sábado
8h – Apresentação do Balanço da Gestão
9h30 – Debate e aprovação das resoluções e propostas encaminhadas pelas assembleias de base
12h – Almoço
14h – Debate e aprovação do plano de lutas
16h30 – Intervalo
17h – Eleição da nova direção da CUT Brasília para gestão 2015/2019
18h – Confraternização