Começou, nesta quinta, negociação da pauta de reivindicações com o GDF

Foi dada a largada, nesta quinta-feira (14), ao processo de negociação da pauta de reivindicações da categoria com o Governo do Distrito Federal (GDF). A rodada de negociação contou com a participação dos representantes da base, eleitos na última Assembleia, a comissão de negociação do Sinpro-DF e representantes do governo. Na bancada do GDF, os interlocutores foram Clóvis Sabino, secretário adjunto de Educação, Mari Trindade e Fabrício Mouser, representantes da Secretaria de Relações Institucionais. A discussão começou pelos temas relativos às políticas pedagógicas.
Na próxima reunião, prevista para ocorrer na semana que vem, será retomada a discussão da pauta iniciada na manhã desta quinta-feira em razão da necessidade de se aprofundar alguns itens que precisam de dados que não estavam disponíveis no momento da reunião. De acordo com o cronograma oficial, que será mantido, a próxima reunião oficial será no dia 28 de maio.
Na reunião desta quinta, a comissão do Sinpro-DF cobrou a reposição imediata de professores (as) e de pedagogos (as) orientadores (as) e o  GDF se comprometeu a apresentar o número de aposentadorias desses profissionais desde a última nomeação, ocorrida em 2008, para que essas vagas sejam preenchidas.
Sabino afirmou que já foi solicitado novo concurso para as áreas que não há mais quadros aguardando nomeação, mas ainda não há data definida para isso. Ele disse ainda que o pedido de nomeação de professores (as) concursados (as) já foi enviado à  Secretaria de Estado de Gestão Administrativa e Desburocratização do Distrito Federal (SEGAD), mas não houve resposta.
Em relação ao resquício de pendências financeiras, como o 13º e férias, a comissão do Sindicato exigiu uma posição do GDF e os representantes do governo afirmaram que esses resquícios foram pagos. Assim, a orientação do Sinpro-DF é a de que o (a) professor (a) verifique o extrato bancário, e não o contracheque, a partir de 14 de abril para verificar se, efetivamente, esses pagamentos foram executados. Caso não tenham sido feitos, devem procurar o Sindicato.
A comissão de negociação cobrou também o reajuste do auxílio alimentação, uma vez que está previsto na Lei nº 840/2011 um reajuste anual sempre no mês de maio do auxílio alimentação. O compromisso do governo foi o de apresentar o índice desse reajuste na próxima reunião, cumprindo a lei. Vale lembrar que o pleito da categoria para esse reajuste é a equiparação aos valores pagos aos (às) servidores (as) da Câmara Legislativa.
A diretoria colegiada do Sinpro-DF informa que esta rodada foi apenas o começo da negociação dos 111 pontos da pauta de reivindicações da categoria e avisa que o Plano Distrital de Educação (PDE) irá influenciar diretamente nessas negociações, afinal, 50% dos itens da pauta de reivindicações formam o conteúdo do PDE em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)
Por isso, as lideranças sindicais alertam para a importância de a categoria acompanhar a tramitação do PDE na CLDF, sempre verificando o que está acontecendo por meio da página eletrônica do Sinpro-DF e atenta aos informes do Sindicato.