Com paralisação forte, categoria protesta contra 100% de retorno presencial sem condições sanitárias

 

 

A categoria do magistério público do Distrito Federal lotou, na manhã desta quarta-feira (3/11),  a frente do Edifício Phenicia, no Setor Bancário Norte (SBN), local em que funciona a Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEE-DF), contra a decisão do governador Ibaneis Rocha (MDB) de retomar aulas presenciais com 100% dos estudantes da rede pública de ensino, a partir desta quarta, em plena pandemia do novo coronavírus.

 

A comissão de negociação do Sinpro-DF foi recebida e está em reunião com Denilson Bento da Costa, secretário Executivo da SEE-DF. A paralisação é contra a intransigência e a falta de diálogo do governo Ibaneis, que decidiu, autoritária e unilateralmente, pelo retorno 100% presencial dos(as) estudantes. É importante ressaltar que a categoria já voltou presencialmente. Todos(as) os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais, bem como outros(as) trabalhadores(as) da educação, já estão 100% presencial.

 

Na avaliação da diretoria colegiada do sindicato, colocar milhares de estudantes juntos em espaços sem ventilação, sem capacidade para assegurar o distanciamento sanitário exigido, sem nenhuma estrutura física para garantir a segurança de todos e todas é, no mínimo, irresponsável. E, isso, torna-se grave quando mais da metade das escolas da rede pública do DF recebe um contingente imenso de crianças abaixo de 12 anos que ainda não se vacinaram e nem existem vacinas para elas. O governador determina esse retorno, de forma irrefletida, no momento em que se apenas se iniciou, tardiamente e depois de mais de 600 mil óbitos, a diminuição do índice de mortes e infectados pela covid-19.

 

“Isso fere os próprios protocolos que a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, publicou recentemente na portaria conjunta do retorno presencial. Itens de segurança elencados nesse protocolo não serão cumpridos com o retorno 100% presencial dos estudantes. Não há nenhuma segurança. Por causa dessa gestão autoritária, embora o governador tenha sido eleito democraticamente, nossa categoria se reuniu hoje em frente ao Phenicia em protesto pela falta de diálogo que a Secretaria de Educação tem demonstrado com relação à organização desse retorno 100% presencial”, explica Letícia Montandon, coordenadora da Secretaria de Imprensa do Sinpro-DF.

 

A mobilização continua. Confira matéria consolidada mais tarde no site. A seguir, vídeo com a mobilização e outras imagens

 

 

Clique para acessar a Portaria Conjunta nº 12, de 28 de outubro de 2021. O clique pode ser dado também na imagem. Após a imagem da portaria, confira fotos da mobilização desta quarta (3)

 

 

 

 

 

[nggallery id=1000]