Coletivo LGBT se reúne em Brasília para preparar calendário de lutas

Reunido nesta sexta-feira (10) no auditório da CNTE, em Brasília, o Coletivo LGBT elaborou ações e campanhas que serão realizadas pela Confederação e pelos sindicatos filiados para levar o debate da diversidade para as escolas. O Coletivo também abordou a participação nos eventos relativos ao dia 17 de maio – Dia Nacional do Combate à Homofobia e na 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT, que será realizada de 7 a 11 de dezembro deste ano.
Para Zezinho Prado, secretário de direitos humanos da CNTE, o principal problema a ser enfrentado em 2015 é a crescente onda de violência contra as pessoas LGBTs e a necessidade de se criar uma lei para criminalizar esses atos. Conforme as denúncias de violação contra a população LGBT da Ouvidoria Nacional e do Disque Diretos Humanos (Disque 100), de 2011 a 2014, foram registradas 7.649 denúncias, sendo aproximadamente 16% contra travestis e transexuais. Entre os tipos de violações, a discriminação e a violência psicológica estão entre as mais recorrentes em 2014, com 85% e 77%, respectivamente, dos casos denunciados contra a população LGBT.
Zezinho Prado relata que essa agressividade também está presente nas escolas sob diversas faces: “A gente costuma colocar o foco nos alunos mas em determinadas escolas são os próprios trabalhadores em educação que discriminam e violentam colegas e alunos LGBTs”.
Para colaborar no combate às diversas discriminações, a CNTE lançará um cartaz e um jornal mural abordando a temática LGBT, material que será distribuído aos sindicatos e escolas, e que também estará disponível no site da Confederação.