Coletivo de Professores (as) em Contrato Temporário é lançado em encontro expressivo

O Coletivo de Professores e Professoras em Contrato Temporário do Sinpro-DF foi lançado na noite da última quinta-feira, 25, em um encontro com expressiva participação da categoria e representação de diversas regionais.

A reunião contou com a participação de Trajano Jardim, diretor do Sinproep (Sindicato dos Professores/as em Estabelecimentos Particulares). Ele trouxe para o debate dados da realidade dos professores do ensino privado, que seguem em sala de aula durante a pandemia.

Depois, foi a vez dos informes da comissão de negociação do Sinpro. Em nome da comissão, a diretora Rosilene Corrêa informou que diversos problemas enfrentados pelos professores e professoras em contrato temporário têm sido tratados em reuniões com a Secretaria de Educação (SEDF). Alguns deles:

– Em contato com a regional Plano Piloto quanto aos problemas na lotação, o Sinpro foi notificado de que haverá empenho para que os processos estejam regularizados o quanto antes;

– Quanto ao pagamento do auxílio-alimentação, não houve duplicidade, mas sim, antecipação dos valores referentes ao mês de abril. É preciso ter atenção porque, caso haja recisão de contrato, será solicitada a devolução do valor do período não trabalhado;

– Erros de pagamento de 2021 serão retificados na próxima folha de pagamento (5º dia útil de abril). Quem verificar que a correção devida não foi feita deve procurar um dos diretores ou diretoras do Sinpro;

– A Sugep (Subsecretaria de Gestão de Pessoas) informou que no início da próxima semana publicará uma circular prestando mais esclarecimentos quanto à folha de pagamento e outras questões pertinentes ao contrato temporário.

O coletivo
A diretora Carolina Moniz, da Secretaria de Políticas Sociais do sindicato, professora em contrato temporário, apresentou os objetivos do encontro e falou da importância do coletivo: “Só estaremos fortalecidos se estivermos juntos e articulados”, disse ela.

O Sinpro-DF atua através de coletivos em diversas áreas. É um formato que permite aprofundar particularidades e pautas específicas de acordo com a condição ou área de atuação de cada setor. “O coletivo vai estreitar nosso diálogo para fortalecermos nossas reivindicações e a nossa categoria como um todo”, afirmou Carolina.

Os professores e professoras presentes falaram dos problemas enfrentados nas escolas e junto à Secretaria de Educação (SEDF). Da falta de transparência nas convocações até a restrição de direitos no cotidiano do trabalho, ficou evidente a situação de precarização. “As leis e decretos que regem os contratos temporários nos colocam em posição de vulnerabilidade”, observou a diretora Carolina.

A reivindicação por concurso público também foi lembrada como uma das principais tarefas do coletivo.

Ações
Os erros no pagamento foram abordados na reunião, e são um problema comum. Um obstáculo muito relevante está no fato de que não há acesso dos trabalhadores e trabalhadoras ao cálculo da remuneração adequada, referente às horas trabalhadas. Essa falta de informação dificulta pedidos de revisão de pagamento.

Para responder a essa questão, o Sinpro está desenvolvendo um aplicativo calculadora que ajudará no domínio das informações sobre vencimentos. Dessa forma, o segmento ganha a autonomia necessária para fazer valer seu direito. A ferramenta será apresentado à categoria em breve.

Com objetivo de dar volume às suas principais reivindicações, professores e professoras podem enviar fotos erguendo cartazes que apresentem suas demandas. As imagens circularão nas redes sociais do sindicato. O e-mail que receberá as fotos é o coletivoct@gmail.com.

A diretora Carolina Moniz lembrou que a diretoria colegiada do Sinpro está presente em todas as regionais. “Cada professor ou professora pode procurá-los para tirar dúvidas ou buscar solucionar problemas referentes ao seu trabalho”, afirmou.

O coletivo é aberto à participação de todos os professores e professoras em contrato temporário. A próxima reunião será dia 22 de abril, também uma quinta-feira, às 19h.

Matéria em LIBRAS