CNTE recebe homenagem na Câmara Municipal de Fortaleza

2020 09 23 destaque homenagemfortaleza

Nesta terça-feira (22/9), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) recebeu da Câmara Municipal de Fortaleza (CE) a Medalha Paulo Freire. Marta Vanelli, representando a Confederação, aproveitou para discursar e citou Paulo Freire. “Foi aprendendo a caminhar que ampliamos as vagas nas escolas públicas, inauguramos a melhor política estruturante do Fundeb. Realizamos as maiores conferências da educação com mais de 4 milhões de pessoas em todo o país”, falou.

Marta também destacou algumas conquistas dos profissionais em educação.

“Lutamos para a ampliação das vagas nas universidades públicas, fazendo com que milhares de crianças de escolas públicas tivessem acesso as Universidades Públicas. Tiramos a educação infantil da Assistência Social e a colocamos no sistema educacional, com profissionais formados para o atendimento, materiais pedagógicos e estrutura física apropriada para a idade da criança. Conquistamos o Piso Salarial Profissional Nacional e o investimento de 10% do PIB para a Educação. Lutamos pela aprovação do Fundeb este ano. E aprendendo a caminhar é que lutaremos contra a reforma administrativa”, finalizou Vanelli.

O vereador e professor Evaldo Lima (PDdoB), presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Fortaleza, afirmou que é momento do Legislativo homenagear quem faz a educação, quem faz parte do legado de Paulo Freire.

“Nós resistimos com o crescimento da Escola em Tempo Integral, com o aumento do número de alunos matriculados, com mais dignidade na estrutura escolar, melhores resultados na educação básica e ensino médio. Paulo Freire vive e sempre viverá porque somos agentes que ecoam seus ensinamentos, germinamos a semente da pedagogia comprometida com o social. Viva aqueles que constroem! Somos amor, resistência e esperança por dias melhores”.

Os educadores Jeferson de Queiroz Maia, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Educação; Raimundo Nonato Nogueira Lima, presidente do Conselho de Educação; Rogers Mendes, secretário de Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação Básica do Ceará; e Simone Calandrine, coordenadora da Educação Infantil, também foram homenageados.

Além do vereador Evaldo Lima, compuseram a mesa a secretária da Educação Municipal (SME), Dalila Saldanha; a secretária da Educação do Estado do Ceará (Seduc), Eliana Estrela; e o deputado federal Idilvan Alencar.

(Com informações da Câmara Municipal de Fortaleza)

Fonte: CNTE