CNTE realiza 34º Congresso dias 13, 14 e 15

 

Com o tema “Educação transforma pessoas. Pessoas transformam o mundo”, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realizará o 34º Congresso nos dias 13, 14 e 15 de janeiro. O evento será realizado de forma virtual, com retransmissão ao vivo pelas redes sociais do Sinpro-DF.

Trinta e um(a) delegados(as) e seis suplentes do Sinpro-DF participarão da atividade. O grupo foi eleito em assembleia realizada no último dia 7 de dezembro. No total, o 34º Congresso da CNTE terá a participação de 900 delegados(as) de todo Brasil, 180 suplentes e 90 convidados.

Entre os destaques deste Congresso, estão a aprovação do plano de lutas da CNTE para o próximo período e a eleição da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da entidade. Durante o encontro, ainda serão realizadas mesas temáticas sobre educação, sindicalismo e políticas permanentes, além de feitas analises de conjuntura e encaminhadas resoluções.

“As condições política, econômica e social são praticamente de terra arrasada – como havia prometido o então candidato da extrema direita na campanha eleitoral de 2018 –, e a fome, a miséria, o desemprego se alastram descontroladamente. O governo federal e muitos gestores estaduais e municipais deixaram de atender as necessidades básicas da população, com sucessivos cortes nas políticas públicas sociais. E a educação também tem sofrido as consequências da irresponsabilidade de Bolsonaro e Guedes em priorizar o pagamento da dívida pública a grupos seletos de acionistas que afundam o país na miséria”, afirma a CNTE na apresentação do Caderno de Resoluções do 34º Congresso (VEJA AQUI a íntegra do Caderno de Resoluções).

No texto, a CNTE ainda se compromete a participar ativamente da construção do cenário sociopolítico econômico do próximo período. “Em 2022, o Brasil elegerá um novo Presidente da República. E a CNTE e suas afiliadas, juntamente com toda a classe trabalhadora e os movimentos sociais, terão o compromisso de elucidar a categoria e a população em geral sobre a importância de o país eleger um governo verdadeiramente democrático, progressista e comprometido com a inclusão social”, diz.

O 34º Congresso da CNTE foi adiado por um ano devido à pandemia da covid-19 que, infelizmente, ainda é uma realidade.