CNTE REALIZA 34º CONGRESSO DIAS 13, 14 E 15

 

Com o tema “Educação transforma pessoas. Pessoas transformam o mundo”, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realizará o 34º Congresso nos dias 13, 14 e 15 de janeiro. O evento será realizado de forma virtual, com retransmissão ao vivo pelas redes sociais do Sinpro-DF.

Trinta e um(a) delegados(as) e seis suplentes do Sinpro-DF participarão da atividade. O grupo foi eleito em assembleia realizada no último dia 7 de dezembro. No total, o 34º Congresso da CNTE terá a participação de 900 delegados(as) de todo Brasil, 180 suplentes e 90 convidados.

Entre os destaques deste Congresso, estão a aprovação do plano de lutas da CNTE para o próximo período e a eleição da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da entidade. Durante o encontro, ainda serão realizadas mesas temáticas sobre educação, sindicalismo e políticas permanentes, além de feitas analises de conjuntura e encaminhadas resoluções.

“As condições política, econômica e social são praticamente de terra arrasada – como havia prometido o então candidato da extrema direita na campanha eleitoral de 2018 –, e a fome, a miséria, o desemprego se alastram descontroladamente. O governo federal e muitos gestores estaduais e municipais deixaram de atender as necessidades básicas da população, com sucessivos cortes nas políticas públicas sociais. E a educação também tem sofrido as consequências da irresponsabilidade de Bolsonaro e Guedes em priorizar o pagamento da dívida pública a grupos seletos de acionistas que afundam o país na miséria”, afirma a CNTE na apresentação do Caderno de Resoluções do 34º Congresso (VEJA AQUI a íntegra do Caderno de Resoluções).

No texto, a CNTE ainda se compromete a participar ativamente da construção do cenário sociopolítico econômico do próximo período. “Em 2022, o Brasil elegerá um novo Presidente da República. E a CNTE e suas afiliadas, juntamente com toda a classe trabalhadora e os movimentos sociais, terão o compromisso de elucidar a categoria e a população em geral sobre a importância de o país eleger um governo verdadeiramente democrático, progressista e comprometido com a inclusão social”, diz.

O 34º Congresso da CNTE foi adiado por um ano devido à pandemia da covid-19 que, infelizmente, ainda é uma realidade.

 

Programação 34º Congresso Nacional da CNTE

Dia 13 de janeiro

13h – Abertura cultural

14h – Abertura política (com vídeos de saudações de entidades internacionais e nacionais)

14h30 – Mesa para aprovação de regimentos e eleição da Comissão Eleitoral

16h – Mesa sobre Conjuntura Internacional e Nacional
Expositores/as convidados/as: Gleisi Hoffmann (Presidenta do PT Nacional) e Combertty Rodriguez (Coordenador Regional da IEAL) – 20 minutos para cada expositor/a.

Segunda sessão de exposições: 01 (um/a) representante por força política com resolução inscrita sobre o tema (5 minutos para cada).

Terceira sessão de exposições: congressistas (3 minutos cada)

19h – Encerramento
* As substituições de delegados/as por suplentes encerrarão às 19 horas do dia 13 de janeiro.

Dia 14 de janeiro

Até 11h – Prazo para inscrição de chapas para a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da CNTE

14h – Apresentação das chapas concorrentes ao pleito eleitoral

14h30 às 22h – Eleição para Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da CNTE

14h30 – Mesa sobre Política Educacional

Expositores/as convidados/as: Nilma Lino (Profª. titular emérita da UFMG) e Carlos Augusto Abicalil (Coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Educação da Fundação Perseu Abramo) – 20 minutos para cada expositor/a.
Segunda sessão de exposições: 01 (um/a) representante por força política com resolução inscrita sobre o tema (4 minutos para cada).

Terceira sessão de exposições: congressistas (3 minutos cada).

16h15 – Mesa sobre Política Sindical

Expositores/as convidados/as: Joaninha de Oliveira (Coordenadora Nacional da CSP Conlutas), Edson Carneiro da Silva – Índio (Secretário Geral da Intersindical), Nivaldo Santana Silva (Secretário de Relações Internacionais da CTB) e Sérgio Nobre (Presidente da CUT Nacional) – 15 minutos para cada expositor/a.

Segunda sessão de exposições: congressistas (3 minutos cada).

18h – Encerramento dos trabalhos e prazo final para apresentação de fusões de resoluções e moções através do e-mail: cnte@cnte.org.br

Dia 15 de janeiro

14h – Prestação de contas da gestão 2017-2021

14h30 – Plenárias deliberativas para aprovação de resoluções e moções

17h30 – Proclamação do resultado das eleições e posse da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da CNTE

18h – Encerramento