CNTE questiona ministro da Educação sobre novo piso do professor

Em reunião com o ministro da Educação Aloizio Mercadante, o presidente da CNTE Roberto Leão entregou ofício cobrando a revisão no percentual definido pelo MEC para correção do piso do magistério para 2014, que passou para R$ 1.697,37.
Em dezembro de 2013, foi publicado o reajuste de 8,32% no piso do magistério, que seria o índice de crescimento entre os valores do custo aluno dos últimos meses de 2012 e 2013. Porém, a previsão de atualização era de 19% e dados já consolidados do Fundev apontavam crescimento de ao menos 13%.
A CNTE discorda do percentual reduzido e considera graves os sucessivos artifícios promovidos nas contas do Fundeb, que além de prejudicar a valorização dos(as) professores(as), também coloca em descrédito a própria política de financiamento da educação básica.
O ministro de comprometeu a encaminhar o documento para análise do Tesouro Nacional, mas endossou que o país vive um cenário de desaceleração da economia e queda na receita. Para Mercadante, a trajetória de crescimento de salário e valorização do professor é superior a das demais categorias do serviço público.
Roberto Leão alerta que a categoria vai organizar uma grande mobilização nacional em defesa da valorização da categoria. “Nós vamos apresentar a proposta de mobilização no nosso 32° Congresso Nacional, que vai reunir mais de 2.500 delegados em Brasília nos dias 16 a 19/1, para exigir que esse percentual seja revisto e também para garantir que o PNE seja um plano nacional que atenda de verdade as necessidades da educação pública brasileira”.
(Com informações da CNTE e Portal Vermelho)