CNTE promove campanha pelo Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil – 12 de junho

A CNTE lançou um jornal mural especial para o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho. Neste ano o tema da Campanha Mundial é “Não ao trabalho infantil e sim à educação de qualidade”. O símbolo da campanha é um cata-vento. O tradicional brinquedo de cinco pontas coloridas é o ícone da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo. Para a Confederação, o acesso a uma educação pública, gratuita e de qualidade pode mudar o atual cenário da exploração de crianças e adolescentes no Brasil.
De acordo com a secretária executiva da CNTE, Claudir Mata Magalhães, ainda há uma cultura de aceitação do trabalho infantil e a campanha tem o desafio de mudar essa percepção: “Dentro da educação a gente sabe que se essa criança tiver um trabalho ela vai abandonar a escola e não vai ter o direito de ser criança e brincar. A campanha da CNTE leva essa conscientização do direito de ela ser criança e de não exercer um trabalho sistemático”.
A CNTE participa da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (Conaeti) e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que também estão promovendo campanhas para o dia 12 de junho. Clique aqui para ver a programação do Fórum.
O jornal mural produzido pela CNTE será distribuído para escolas de todo país e contém dados sobre trabalho infantil bem como sugestões de atividades que professores poderão abordar em sala de aula com seus alunos e comunidade escolar.
No país, as piores formas de trabalho infantil são de difícil erradicação. Em muitos casos contam com grande aceitação cultural como o trabalho doméstico (confundido com caridade). O trabalho informal nas cidades (crianças que vendem produtos em semáforos, feiras, entre outros), mão-de-obra na agricultura familiar e na exploração sexual também estão entre as principais formas de abuso.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilio (PNAD), o Brasil registrou queda de 12,3% no número de trabalhadores entre 5 e 17 anos de idade entre 2012 e 2013. O estudo foi divulgado em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da queda, ainda restam 3,1 milhão de trabalhadores nessa faixa etária. Os dados são preocupantes e apontam que, se mantido esse ritmo, o Brasil dificilmente alcançará a meta de erradicar todas as formas de trabalho infantil até 2020.
Para a secretária executiva da CNTE, Claudir Mata, a conscientização pode mudar esse quadro: “A expectativa é que as nossas entidades filiadas recebam o jornal mural e trabalhem esse tema principalmente nessa semana de junho. O nosso trabalho é levar essa conscientização porque só através disso é que a gente vai conseguir erradicar o trabalho infantil”.