CNTE participa do encontro latinoamericano sobre políticas em educação para os povos indígenas

Mesa de abertura 2
A CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação juntamente com a IEAL – Internacional da Educação para América Latina, realiza em São Paulo/SP, entre os dias 11 e 13 de março, a V Reunião Regional “Educação Pública e Povos Indígenas”.
As reuniões anteriores aconteceram na Guatemala, Bolívia, Peru e, no ano passado, em Manaus/AM e reuniram lideranças sindicais e professores indígenas latinoamericanos com o objetivo de fortalecer a capacidade sindical na elaboração de políticas de defesa da educação pública para os povos indígenas.
A presente reunião acontece justamente após os dois dias de trabalho do Encontro Nacional de Educadores(as) Indígenas, em que foram definidas as estratégias para a criação do coletivo de educadores indígenas da CNTE que, entre outras bandeiras, defenderá a valorização da educação indígena dentro do sistema nacional de educação.
Historicamente, a IEAL sempre tem promovido a educação multicultural com resgate das línguas originárias numa perspectiva de pedagogia intercultural. Para essa reunião, traz temas e estudos que analisam a situação da educação para as populações que deram origem à América Latina, documentando e fornecendo subsídio às organizações sindicais filiadas que se aprofundarão nessa temática.
A reunião em São Paulo conta com a participação do presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão, e dos diretores: Fátima Silva, Marta Vanelli, Claudir Mata e Lirani Maria Franco. Também estão representadas doze (12) entidades afiliadas: SINTERO/RO, SINTEP/MT, SINTET/TO, SINSEPEAP/AP, SINPROESEMMA/MA, SINTEPP/PA, SINTEAC/AC, SINTE/SC, SINTER/RR, FETEMS/MS, SINTEGO/GO e APEOESP. Além do Brasil como país anfitrião, estão presentes: Noruega, Peru, Bolívia, Paraguai, Guatemala, Argentina, México e Costa Rica.
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira 11 de março de 2015:
09:00 – Abertura dos trabalhos.
10:00 – Apresentação dos/das participantes e metodología da atividade
11:00 – Balanço e Experiência das Políticas Educativas para os Povos Indígenas – Dr. Juan Arancibia
12:00 – Debate
14:00 – Situação das populações originárias no Brasil e na experiência acadêmica das Universidades – Profa. Beleni Salete Grando da Universidade Federal do Mato Grosso
16:00 – Situação e desafios educacionais das populações originárias na Guatemala – Dr. Oscar Hugo López da Universidade San Carlos da Guatemala.
Quinta-feira 12 de março de 2015:
09:00 – Experiência do Ministério da Educação boliviano relativo à política educativa multicultural bilíngue e desafios atuais da educação nas populações originárias da Bolívia – Dr. Walter Gutiérrez
11:00 – Situação e desafios da educação nas populações originárias na Guatemala – Dr. Luis Enrique López Hurtado. GIZ Guatemala, cooperação alemã.
14:00 – Experiência do Ministério da Educação brasileiro na aplicação de políticas públicas para as populações indígenas. – Dra. Rita Gomes do Nascimento, MEC
16:00 – Situação da Educação na população Sami da Noruega – UEN/Noruega
Sexta-feira 13 de março de 2015:
09:00 – Experiência do trabalho da CTEUB/Bolívia e do SNTE/México com as populações originárias
10:00 – Sugestões para elaboração de planos de ação a serem implementados pelas organizações sindicais da educação, para a promoção de políticas públicas para as populações originárias.
11:00 – Conclusões
12:00 – Encerramento