CNTE participa de lançamentos das Conferências Estaduais de Educação em preparatório para a CONAEE 2024

 

Na semana passada, o presidente da CNTE e coordenador do FNE, Heleno Araújo, participou dos lançamentos das Conferências Estaduais de Educação da Bahia, de Santa Catarina e Pernambuco, organizadas pelos Fóruns de Educação de cada estado. Nos encontros, foram apontados os principais objetivos e desafios na preparação do Plano Nacional de Educação (2024-2034), em preparação para a CONAEE 2024.

Na terça-feira, 15 de agosto, Heleno representou a Confederação e o FNE na Conferência Estadual de Educação da Bahia, em Salvador. No encontro, que teve como tema: Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado, Direito à Educação, Diversidade e Justiça Socioambiental na Terra da Liberdade, Heleno ressaltou a importância e a responsabilidade da organização da Conferência Nacional de Educação e a elaboração do PNE, apontando os desafios atuais e futuros da educação Brasileira.

Na quinta-feira (16), os debates foram organizados pelo Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina, virtualmente. Além de Heleno, o encontro contou com a presença do  secretário de Imprensa e Divulgação da CNTE, Luiz Vieira.

Durante a reunião, a vice-coordenadora do FEE/SC Darli Zunino levantou a importância do  envolvimento dos estados e municípios na construção do novo PNE. “Estamos engajados nesse movimento com muita força, disposição e esperança de que tudo ocorra da melhor forma possível”, declarou.

Na última conferência da semana, organizada pelo Fórum Estadual de Educação de Pernambuco, em Recife, na manhã desta sexta-feira (18), Heleno abordou em retrospectiva a história dos anos de dificuldades em fazer com que o planejamento da educação fosse, de fato, participativo, considerando as necessidades dos estudantes brasileiros da educação básica.

Segundo ele, “é uma iniciativa muito positiva dos Fóruns. Essa é uma forma de comunicar, estabelecer a organização e fortalecer a ação, para podermos ter uma efetiva participação social desde a elaboração até a implementação do PNE”, cita

“Temos um longo período de trabalho pela frente, mas isso não nos assusta! Desafios não nos assustam. Sabemos apontar os caminhos adequados para a educação pública do nosso país, e faremos isso unindo nossas forças”, afirma.

 

Fonte: CNTE