CNTE participa da assembleia da Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa e do seminário da Fenprof

2022 05 12 site assembleia sindical educacao

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, participou na manhã desta quinta (12) da assembleia da Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE) em Porto, Portugal. A CNTE é membro da CPLP-SE e Heleno Araújo é parte do secretariado permanente dessa entidade. Na ocasião foram debatidos os temas: análise da situação sociopolítica e sindical no espaço da lusofonia; o reforço da estrutura sindical da CPLP-SE; e a formação de quadros políticos. 

Após a assembleia, Heleno Araújo e o secretário de relações internacionais da CNTE, Roberto Leão, marcaram presença no seminário internacional promovido pela Federação Nacional dos/as Professores/as de Portugal (Fenprof). O evento realizado em Porto é uma iniciativa de grande importância para os professores e para a ação da Fenprof no plano internacional, pois permitirá cruzar experiências, realidades e estratégias de intervenção. 

Os diretores da CNTE também vão participar do 14º Congresso Nacional dos Professores da Fenprof, que está marcado para os dias 13 e 14 de maio em Viseu, Portugal. Os congressistas vão tratar da urgente necessidade de assegurar a recuperação das aprendizagens, de combater as desigualdades acentuadas pela pandemia e a emergência na procura de soluções para a crescente falta de professores. Soluções que terão que passar, necessariamente, pela melhoria das condições de trabalho, por um verdadeiro combate à precariedade, pela recomposição da carreira, que está sendo desconstruída por sucessivos governos ao longo das últimas décadas, e por um efetivo investimento na Educação e na valorização da profissão docente: “É tempo de ser tempo dos professores!” é a palavra de ordem que atravessará os trabalhos deste Congresso.

2022 05 12 site assembleia sindical educacao heleno
Heleno Araújo na Assembleia da CPLP-SE

2022 05 12 seminario internacional 01
Heleno Araújo e Roberto Leão no Seminário Internacional da Fenprof

2022 05 12 seminario internacional 02
Seminário Internacional da Fenprof

Fonte: CNTE