CNTE e CUT prestam solidariedade à luta dos(as) professores(as)

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Roberto Leão, e os diretores Gilmar Ferreira e Marta Vanelli compareceram, durante a tarde desta quarta-feira (11), à vigília dos professores, na Câmara Legislativa do DF, e prestaram solidariedade e apoio à luta da categoria. Os dirigentes da CNTE estavam em uma atividade nacional com vários outros sindicatos na Esplanada dos Ministérios.
Um grupo de 39 professores está em greve de fome no gabinete da presidência da CLDF desde as 9h em protesto à falta de negociação do governo Rollemberg com a categoria. Em solidariedade, vários professores e orientadores educacionais fazem vigília na entrada da Câmara.
“Tivemos a companhia do presidente da CNTE, da secretária geral e do secretário de Formação da Confederação. Os três trouxeram solidariedade com o nosso movimento, fizeram relação da nossa luta com a luta nacional, mostrando que a nossa luta é um exemplo para todo o Brasil, onde tem sido comum a tentativa de retirada de direitos dos trabalhadores em vários estados”, comenta o secretário geral da CUT Brasília, Rodrigo Rodrigues, complementando que o grupo ficará em greve de fome “até que se entenda que a nossa ação cumpriu o objetivo pela qual ela se propôs”.
Já o presidente da CNTE afirmou que a greve dos professores de Brasília é uma resposta à política neoliberal do governo Rollemberg. “Este governador foi eleito prometendo grandes mudanças e na verdade o que ele tem feito é promover o retrocesso das relações entre o governo e seus funcionários. Ele não cumpre nada que prometeu e pior, chama a polícia para tratar destas questões, promovendo um verdadeiro massacre dos trabalhadores quando eles vão às ruas se manifestar”, comenta Roberto Leão.
Gilmar Ferreira parabeniza a grande luta da categoria e se solidariza com todos os professores que estão em greve de fome. “Aqui no DF estamos enfrentando um governo que a exemplo de outros estão há mais de dez meses sem mostrar a que vieram. Aliás, mostram que estão dispostos a impedir todas as conquistas que tivemos enquanto trabalhadores da educação. Portanto, a greve é o instrumento que temos para fazer um contraponto às iniciativas destes governos. Vocês estão sendo exemplo para outros estados que estão sofrendo com uma política neoliberal”, analisa Gilmar.
Já Marta afirma que a solidariedade que a CNTE traz é muito importante para fortalecer a luta da educação contra o retrocesso. “Estamos juntos e prestamos solidariedade aos companheiros que promoveram a ocupação da CLDF. Esta é uma importante referência a todos os trabalhadores em educação do país. A gente melhora a educação pública quando fazemos a resistência, quando conseguimos contrapor a todas as tentativas de retirada de direitos. É importante que esta greve persista até a vitória, para que a categoria saia com a cabeça erguida e com a certeza que a luta vale a pena”.