CNTE debate estratégias para os trabalhadores

Desde ontem, vários companheiros e companheiras da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, participam em São Paulo/SP, da reunião de trabalho com os funcionários da educação, promovida pela IEAL – Internacional da Educação para América Latina. A programação de hoje proporcionou um verdadeiro intercâmbio entre os participantes, pois foi momento de cada um dos países representados (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Paraguai e Uruguai) expor sua realidade, que em muitos aspectos é dura, especialmente quanto à falta de políticas de formação inicial e continuada, falta de planos de carreira e situações salariais complicadas.
Também é evidente que as mudanças vem acontecendo, como reflexo dos demais avanços sociais que contemplam a maioria dos países latinoamericanos, e é do entendimento de todos que esses avanços começaram desde que os funcionários passaram a se organizar em suas entidades, lutando inclusive pela unificação da categoria dos trabalhadores em educação, uma das bandeiras da CNTE desde a sua fundação.
“É muito importante entender o que significa o avanço do campo democrático popular no nosso país e nos países vizinhos. Algumas políticas que estão em prática hoje, são fruto dessa nova realidade somada aos fatos históricos que cada país vivenciou. E por isso a nossa luta por manter esse projeto vivo na América Latina é cada vez mais importante.”, avaliou Fátima Silva, Secretária de Relações Internacionais da CNTE e Vice Presidente da IEAL.
Programação
Sexta-feira, 5 de setembro
09:00h Como se organizam os funcionários ou “não docentes” nos países participantes
Apresentação por país
10:30h Intervalo
11:00h Continuação do tema anterior
12:30h Almoço
14:00h Definição de uma estratégia de trabalho por país e na América Latina
Trabalho em Grupos
15:00h Definição do conceito sobre funcionários, não docentes, trabalhadores da
educação ou outro
16:00h Intervalo
16:30h Debate e deliberações do plenário
Veja mais fotos na página da CNTE no Facebook.