CNE debate conjuntura política

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação promoveu dois dias de debate do Conselho Nacional de Entidades em Brasília, com representantes de sindicatos filiados de todo o Brasil. A reunião abordou o momento político do país e o papel das entidades. Também foi lançado um aplicativo para celular com as leis da Educação.
No dia 29, Antônio Augusto de Queiroz, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), falou com os educadores sobre a conjuntura, com o objetivo de avaliar as perspectivas e os riscos do atual momento político, bem como discutir o papel dos movimentos sindicais no processo. Toninho abriu o debate com a reflexão sobre o fato de “não existir solução para os problemas coletivos fora da política”. Segundo ele, quem desdenha da política o faz por má-fé ou por desinformação e é preciso avaliar cenários: “Os movimentos sociais em geral e o sindical em particular têm a obrigação de participar ativamente do processo eleitoral, afinal de contas estão em disputa projetos de governo e de poder que afetam positiva ou negativamente seus representados. Assim, foi uma conversa oportuna com um público qualificado, que levantou questões relevantes sobre a atuação dos sindicatos no atual momento político”.
No dia 30, a CNTE lançou um aplicativo gratuito – Legislação CNTE – que permite acessar pelo celular todas as leis federais sobre educação, de forma rápida e fácil.  São mais de 100 leis, pareceres e resoluções, com atualização automática. A pesquisa é simplificada, com sistema de busca por número da lei, ano, ou palavra-chave. A ferramenta pode ser baixada para os sistemas android e ios nas lojas Google Play e App Store. Conheça!
Veja a cobertura fotográfica completa na página da CNTE no Facebook.