CLDF promove audiência Pública sobre o acesso à água potável às ARIS durante a pandemia

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), por intermédio da Frente Parlamentar Ambientalista, realizou uma audiência pública para discutir a situação de violação dos direitos humanos e sociais nas mais de 39 Áreas de Regularização de Interesse Social (ARIS) do Distrito Federal, definidas pelo PDOT desde 2019. A atividade, que partiu de uma iniciativa do projeto da Universidade de Brasília (UnB), Vida & Água para ARIS, foi acolhida pela CLDF pela primeira vez, após várias tentativas.

A audiência trouxe como tema o Acesso à água potável às ARIS durante a pandemia e trouxe como objetivo promover um debate com a sociedade, com órgãos do GDF, poder Legislativo e órgãos de controle sobre a situação da população do Distrito Federal que mora nas áreas de relevante interesse social, as ARIS.

A Vida & Água é um projeto de interesse comunitário de caráter associativo, provisório e emergencial até que seja instalada uma sala de situação nos termos do abaixo assinado protocolado no Governo do Distrito Federal, em 25 de junho. O que se propõe com este projeto é encaminhar a distribuição célere de água da CAESB para os Lotes de Emergência Sanitária (LES) das ARIS, ações de possíveis testes para Covid-19, ações de distribuição de alimentação saudável, além da organização de um Plano Comunitário de atividades com estratégia de mobilização comunitária a fim de acelerar o processo de criação da sala de situação para ARIS no âmbito do poder público (CLDF).

Confira a audiência pública na íntegra no vídeo abaixo: