Cine Brasília promove debate sobre período da ditadura militar no Brasil

Um dia antes da data que marca o golpe militar no Brasil, o Cine Brasília promove, às 20h35 desta quinta-feira (30), uma sessão especial do documentário Memória Sufocada, com a presença do diretor Gabriel Di Giacomo. O filme remete a um dos momentos mais sombrios da história brasileira e procura fazer uma reflexão sobre o período sob a perspectiva de como ele foi e permanece nos dias de hoje. O filme permanecerá em cartaz até o dia 05 de abril com sessões diárias.

Gabriel Di Giacomo foi a primeira pessoa, junto com sua equipe, a filmar dentro do DOI-CODI de São Paulo. Memória Sufocada procura olhar a história da Ditadura Militar e a tortura no Brasil a partir da perspectiva do presente. Buscas na internet mostram narrativas distintas do passado, mas que iluminam os dias de hoje.

Uma das principais premissas do filme é a de que a informação e a desinformação estão ao alcance de todos. Muitos fatos são construídos nas redes sociais e a realidade é cada vez menos nítida. O filme indaga qual é a verdade histórica e como os fatos podem ganhar novas narrativas com o passar dos anos. “Por acompanhar a recente crise democrática em tempo real, senti a necessidade de fazer este filme como um exercício de reflexão sobre a nossa memória coletiva. As relações da sociedade com seu passado são dinâmicas, fluidas e contraditórias, e Memória sufocada traz uma análise do processo de construção da memória da ditadura brasileira que segue em disputa”, explica o diretor.

Clique aqui e confira o trailer do filme.

Serviço:

Documentário Memória Sufocada

Dia: Quinta-feira (30)

Horário: 20h35

Local: Cine Brasília (SHCS EQS 106/107, s/nº – Asa Sul)