Ciéncia é 10! Com edital alterado para inclusão de EF1 e formados em pedagogia

A Universidade de Brasília (UnB) está com inscrições abertas, até 15 de julho, para o curso de pós-gradução lato sensu em Ensino de Ciências para Ensino Fundamental e Médio, denominado “Ciência é 10” (C10), na modalidade Educação a Distância (EaD). O edital do programa foi alterado para a inclusão de professores de pedagogia ou de ciências, que lecionem aulas de Ciências da Natureza, Física, Química ou Biologia, na Educação Básica. As inscrições estão disponíveis no SIGAA – Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. 

A especialização é destinada a professores(as) da rede pública de ensino graduados(as) em Ciências, Biologia, Física, Química ou Pedagogia que ministram aulas de Ciências da Natureza ou de Física, Química e Biologia nos ensinos Fundamental e Médio. A especialização é ofertada por meio do Instituto de Física (IF) e da Coordenação Institucional do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com apoio operacional do Centro de Educação a Distância (CEAD/UnB). 

A UnB informa que o curso é estruturado em quatro eixos temáticos (“Vida”, “Ambiente”, “Universo” e “Tecnologia”) e propõe formar docentes com uma visão crítica e investigativa. Os(as) estudantes terão encontros presenciais no polo de apoio escolhido no momento da inscrição. São 200 vagas disponíveis, distribuídas nos seguintes polos UAB: Águas Lindas de Goiás (GO), Anápolis (GO), Brasília/Asa Norte (DF), Formosa (GO), Gama (DF), Luziânia (GO), Planaltina (GO) e Santo Antônio do Descoberto (GO).

Não perca! As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de julho.

 

Objetivos

O objetivo do curso é oferecer ferramentas que contribuam para uma ação dinâmica do(a) educador(a) no enfrentamento dos desafios do cotidiano de suas escolas e de suas salas de aula, de forma conectada à realidade da sociedade tecnológica e globalizada.

Esta ação acompanha uma visão questionadora e investigativa em que a observação, a experimentação, a proposição de hipóteses e a análise de resultados são estimuladas tanto para o docente como para os(as) estudantes, na compreensão de que o ensino e o aprendizado em Ciências são muito mais do que o acúmulo de informações a se expor e a se reter. Além disso, o curso se propõe a dialogar com a sala de aula, com o material didático, a prática docente, com os recursos didático-tecnológicos existentes e, sobretudo, com a escola.

O Ciência é 10 tem por eixo norteador o redimensionamento da prática docente dentro e no entorno das situações cotidianas das salas de aula de Ciências, e ainda está estruturado em quatro eixos temáticos: Vida, Ambiente, Universo e Tecnologia.