Ciclo de Debates vai discutir questões dos pedagogos-orientadores educacionais

O Ciclo de Debates Pedagógicos – um esforço que a diretoria colegiada do Sinpro vem fazendo para a formação pedagógica da categoria a partir de debates e construções coletivas para fortalecer a discussão interna na escola – desta vez aborda temas referentes aos(às) pedagogos(as)-orientadores(as) educacionais.
Sob o tema “Pedagogos-Orientadores Educacionais: Lutas e Conquistas”, o debate acontecerá no dia 20 de abril, às 9h, na sede do Sinpro.
De acordo com os diretores do Sindicato Luciano Matos e Meg Guimarães, esses profissionais têm ao longo de sua trajetória grandes desafios. “É preciso reafirmar o papel e a importância dos(as) pedagogos(as)-orientadores(as) educacionais em um momento de forte ataque à democracia, à educação e aos direitos adquiridos”, enfatizaram.
Para os dirigentes, faz-se necessário um espaço como este para fortalecer e instrumentalizar esses profissionais para a luta.
“Neste momento, mais do que nunca, é necessário o fortalecimento da unidade desses profissionais e o sentimento de pertencimento à categoria em suas ações”, destacaram Meg e Luciano.
Atualmente, há uma carência em torno de 500 pedagogos(as)-orientadores(as) educacionais na rede para atender a uma demanda de pelo menos um profissional por escola, conforme preconiza o plano de carreira do Magistério Público do DF. “Isso tem acarretado sobrecarga e adoecimento daqueles(as) que estão nas escolas exercendo suas atividades. O Sinpro e os aprovados no concurso de 2014 conseguiram forçar o GDF a nomear 45 profissionais (cinco em 2016 e 40 em 2018), sendo que no edital estavam previstas 50 vagas para nomeação imediata. Isso, por si só, já demonstra a falta de compromisso do GDF com a educação, precarizando o serviço público – que é essencial para a população”, denunciaram.
A debatedora desta edição do Ciclo será a professora Hélvia Leite Cruz – Orientadora Educacional (aposentada pela SEEDF); Professora da EAPE; Professora de Educação Superior (aposentada pela UnB); Mestre em Psicologia da Educação pela PUC/SP; Doutora em Sociologia pela UnB; filiada ao Sinpro e à ADUnB.
Clique aqui e faça já a sua inscrição.