Ciclo de Conferências | Jornada Literária do Distrito Federal

Para encerrar o Ciclo de Conferências da 11ª edição da Jornada Literária do Distrito Federal, nessa quarta-feira (06), das 9h30 às 11h, a editora e agente literária Elaine Maritza realiza a conferência O professor multiplicador de leitores: propostas para o trabalho com a leitura literária na escola. No Ciclo de Conferências, os idealizadores da Jornada Literária abriram espaço para a discussão sobre o trabalho de ilustradores e artistas visuais como protagonistas no processo de incentivo a novos leitores de literatura.  A transmissão ocorrerá pelos canais da Jornada Literária do Distrito Federal no Youtube e no Facebook. A participação é gratuita e livre para todos os públicos.

Além de oferecer novos caminhos para o ensino de literatura nas escolas, que já o fazem por intermédio de livros didáticos e dos repertórios disponíveis em salas de leitura e bibliotecas escolares, a conferencista Elaine Maritza acredita que é necessário avançar na boa fruição de um poema ou narrativa, na leitura por prazer – sem que seja para exercícios gramaticais. E ir conduzindo para o cotidiano de cada criança ou adolescente esse universo de contos, poesias e álbuns ilustrados. E esse é o lugar do professor, o de potencializar a leitura.

 

Sobre a 11ª edição da Jornada Literária do DF

Entre outubro de 2021 e março de 2022, a 11ª edição da Jornada Literária do DF destacou o papel de ilustradores contemporâneos na formação de novos leitores de literatura. O trabalho dos ilustradores se estende muito além da simples associação entre literatura para a infância e o uso de imagens. É o reconhecimento de que o objeto livro – mesmo aquele do qual não conste nenhuma imagem – já é o resultado de um trabalho de design refinado. Para compreender a riqueza do que é o trabalho desses artistas da imagem é necessário ver que um ilustrador é – como qualquer outro leitor – um intérprete que recria o texto, à semelhança de um músico que não se limita a executar uma partitura; mas com base nela, recria. E a riqueza dos álbuns ilustrados é a de criarem narrativas paralelas ao próprio texto. O leitor de imagens vê e lê a ilustração com base no próprio repertório, na história de vida de cada um. Por isso, o privilégio que a Jornada Literária está buscando nesta edição, com o letramento em imagens, para que leitores possam ler de maneira crítica a avalanche de imagens que recebem nas redes sociais, televisão, plataformas de vídeo.

 

Serviço:

Ciclo de Conferências da Jornada Literária do Distrito Federal

Encontros Online abertos à comunidade

 

Conferência 7 O professor multiplicador de leitores: propostas para o trabalho com a leitura literária na escola

Com | Elaine Maritza

Mediação | João Bosco Bezerra Bonfim

Quando | 06/04 – quarta-feira

Horário | Das 9h30 às 11h

Transmissão | Canal da Jornada Literária no Youtube

Programação | www.jornadaliterariadf.com.br

Participação | Gratuita

Classificação indicativa | Livre para todos os públicos