Projeto Choro Brasileiro faz a alegria dos estudantes do CED 7 do Gama

Esta sexta-feira (26) foi a vez do Centro Educacional 07 do Gama receber o projeto O Choro Brasileiro: Tudo Novamente, de Fernando César Vasconcelos Mendes. O projeto começou a ser executado no CEF 10 de Ceilândia no dia 26 de abril e desde então já visitou o CEF 04 do Paranoá e o CEF Lobo Guará do Riacho Fundo II.

Durante dois períodos do dia os(as) alunos(as) do CED 07 puderam conhecer um pouco mais sobre a música brasileira com a apresentação do Choro Brasileiro, que conta com o apoio do FAC/Fundo de Apoio da Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

O projeto contempla atividades de formação de plateia, realizadas por mediadores e músicos, antes e depois dos shows, bem como a distribuição de uma cartilha educativa contendo informações sobre o Choro Brasileiro e sua instrumentação a qual os professores utilizaram para trabalhar com os estudantes em sala de aula de forma interdisciplinar. Durante as apresentações foram contemplados mais de mil alunos(as) do 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

O objetivo da apreciação musical desse estilo na escola é descobrir e sensibilizar os adolescentes, provocando alguma familiaridade com a linguagem musical e ampliar os sentidos para a experiência com a arte. A expectativa do violonista Fernando César é de provocar uma identificação de crianças e adolescentes com o choro, que, segundo ele, é o alicerce da música popular brasileira. “O choro certamente ocupa lugar de destaque na constituição da música brasileira, e os conjuntos regionais foram e são uma importante escola de formação de instrumentistas”, afirma César.

O projeto

Para cumprir o objetivo de difundir e valorizar o choro entre crianças e adolescentes, o espetáculo musical, a cartilha educativa, as atividades de formação de plateia e as oficinas para professores(as) buscaram dar visibilidade à importância desse gênero musical, bem como à influência do conjunto regional no desenvolvimento da música popular no Brasil, e sua importância para o cenário musical contemporâneo.