Chamada pública para apresentação de trabalhos acadêmicos na CONAPE 2022

2022 02 14 conape 2022 envie seu trabalho

A Conferência Nacional Popular de Educação terá em sua programação sessões de apresentação de trabalhos na modalidade Comunicação Oral, tendo por base os eixos temáticos e a temática geral da CONAPE 2022 “Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”. O Lema é “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

Objetivamos que a apresentação de trabalhos (na forma de envio de Resumos Expandidos), no formato Comunicação Oral, sirva como mais um importante espaço de discussão e socialização sobre os desafios para a garantia do direito à educação em um contexto de reconstrução do país e traga a reflexão sobre as experiências educacionais e escolares, acadêmicas, institucionais, das redes e sistemas de ensino, dos diversos movimentos sociais, das entidades sindicais e estudantis, dos movimentos pela diversidade, tratando dos desafios atinentes à materialização do Sistema Nacional de Educação e dos planos de educação (nacional, estaduais, distrital e municipais). Assim, teremos apresentação de estudos e pesquisas contribuindo para aprofundar a discussão contextualizada dos eixos temáticos da CONAPE.

EIXOS TEMÁTICOS CONAPE 2022:

EIXO I – DÉCADAS DE LUTAS E CONQUISTAS SOCIAIS E POLÍTICAS EM XEQUE: O GOLPE, A PANDEMIA E OS RETROCESSOS NA AGENDA BRASILEIRA.

EIXO II – PNE, PLANOS DECENAIS, SNE, POLÍTICAS SETORIAIS E DIREITO À EDUCAÇÃO.

EIXO III – EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL E INCLUSÃO.

EIXO IV – VALORIZAÇÃO DOS/AS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CARREIRA, REMUNERAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚD.

EIXO V – GESTÃO DEMOCRÁTICA E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: PARTICI- PAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL.

EIXO VI – CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE NAÇÃO SOBERANA E DE ESTADO DEMOCRÁTICO EM DEFESA DA DEMOCRACIA, DA VIDA, DOS DIREITOS SOCIAIS, DA EDUCAÇÃO E DO PNE.

O Resumo Expandido é uma versão condensada de um trabalho (Comunicação Oral) no qual os principais pontos são destacados e deve se articular a um ou mais eixos da CONAPE 2022.

Os trabalhos (Comunicação Oral) serão encaminhados sob a forma de RESUMOS AMPLIADOS ATÉ 30 DE MARÇO DE 2022, através dos endereços ; , Assunto “Trabalho Acadêmico CONAPE 2022”, conforme as regras estabelecidas a seguir:

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

Formatação: Texto em português, programa Word (.doc ou .docx), página A4, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entrelinhas 1.5, margens 3,0 (direita, esquerda, superior, inferior), alinhamento justificado.

Tamanho: O texto (Comunicação Oral) deverá ser digitado no programa Microsoft WORD 2010 ou inferior, para Windows, utilizando formato A4, deverá ter no mínimo 1 (uma) página e no máximo 4 (quatro) páginas (incluindo referências). Margens superior e inferior de 3cm, esquerda e direita de 2cm.

Conteúdo: informações relacionadas, dentre outros aspectos, aos objetivos/objeto do trabalho, seu contexto de realização e justificativa, aos aspectos metodológicos empregados e, suas considerações finais.

Título: letras maiúsculas, negrito, centralizado, fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 12. Especificar, em nota de rodapé, a origem do trabalho (projeto de pesquisa, extensão, trabalho curricular ou outros).

Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas com as iniciais maiúsculas, centralizados, fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 12 e negrito.

Formação ou titulação do(s) autor(res): abaixo de seus respectivos nomes, centralizado fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 12, sem negrito.

Afiliação do(os) autor(es): abaixo da titulação do(s) autor(es) inserir nome completo da instituição de origem.

Resumo: Deve ser elaborado em fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 10, justificado, em parágrafo único, sem recuos, com espaço entrelinhas simples, com o título em negrito e centralizado. Deve conter no máximo de 500 palavras.

Palavras-Chave: No mínimo 3 (três) e no máximo 4 (quatro) palavras-chave, separadas por ponto.

Todos os textos aprovados poderão ser publicados nos anais da CONAPE em meio eletrônico.

O resumo deve ser encaminhado até o dia 30 de março de 2022, através dos endereços eletrônicos  , em arquivo, seguindo as normas acima, do seguinte modo:

O arquivo será nomeado com: nome e sobrenome do autor principal, seguido por ponto e eixo ao qual se vincula. Ex: mariasilva.eixo1

Cada trabalho poderá conter além do autor principal até TRÊS (3) co-autores, sendo que cada participante só poderá submeter UM (1) TRABALHO como AUTOR e UM (1) como CO-AUTOR, isto é, apenas DOIS (2) trabalhos em parceria, ou apenas UM (1) trabalho individual.

Para a submissão do trabalho pelo menos o Autor deverá efetuar a inscrição.

A confirmação – aceite do trabalho – será divulgada até o dia 15 de abril de 2022.

A divulgação dos trabalhos aprovados para apresentação será efetuada na página do FNPE.

Os trabalhos serão apresentados (exposição) durante o evento na forma de Comunicação Oral. As sessões de discussão por temas da CONAPE, com dias e horários, serão divulgados oportunamente, dentro da programação da Conferência, bem com a forma em que se processará a apresentação e discussão. Quaisquer dúvidas ou solicitações poderão ser encaminhadas a coordenação pelo endereço eletrônico , conape2022@gmail.com.

ATENÇÃO:

a) Como a CONAPE não possui financiamento ou subsídios, os participantes se autofinanciam. Para a submissão dos trabalhos (RESUMOS) é necessária efetivar a inscrição via FORMULÁRIO ELETRÔNICO e o ENCAMINHAMENTO DE COMPROVANTE DE PAGAMENTO para os endereços eletrônicos , conape2022@gmail.com.

b) O registro de delegados(as) e a inscrição de expositores(as) são processos independentes, sendo garantida o acesso de expositores sem taxas adicionais.

c) O formulário de inscrição é o disponibilizado no site do FNPE:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeMwPX59EWq_d9TRtIgR49bfpEYJggBtfiulYlDN49IndmXtA/viewform

d) No formulário você escolherá até três eixos a que se vinculem seu trabalho e, também, para efeito do acesso às salas plenárias do Centro de Convenções

16. Esta chamada poderá ser ajustada a qualquer tempo.

Comissão:

Luiz Fernandes Dourado – Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae)

Miriam Fábia Alves – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped)

Nilton Brandão – Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, (PROIFES-Federação)

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves – Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope)

Sérgio Stocco – Centro de Estudos Educação & Sociedade (Cedes)

Nelson Cardoso do Amaral – Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca)

Allan Solano Souza – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Maria Josevânia Dantas – Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Jefferson Fernandes Alves – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

> BAIXE AQUI O DOCUMENTO EM PDF COM AS ORIENTAÇÕES

Fonte: CNTE