Cerimônia de conclusão do 9º ano é a aula da saudade no CEF 03 de Taguatinga

No CEF 03 de Taguatinga, a Cerimônia de conclusão do ensino fundamental dos 9ºs anos é uma das culminâncias de um projeto da professora de Ciências, Dilma Moura dos Santos, que visa a estimular a autoestima dos alunos, e que dura o ano inteiro. A culminância final desse projeto é a aula da Saudade, que envolve todo o corpo docente da escola e toda a comunidade escolar. Em 2024, a aula da saudade aconteceu no dia 12 de dezembro.

“Foi um evento grande, uma cerimônia com almoço para os alunos. A princípio pensamos num café da manhã, mas achamos melhor realizarmos um almoço com todos. Também preparamos lembrancinhas para alunos e professores”, conta a professora Dilma. O evento contou com diversas contribuições, financeiras ou de atividades, das pessoas envolvidas no projeto.

A professora explica que o objetivo desse projeto é desenvolver a autoestima do aluno, para que ele se sinta valorizado como pessoa e olhe para seu futuro, sua carreira e seus sonhos: “realizamos várias ações ao longo do ano dentro do projeto de autoestima da minha disciplina. É um longo processo de incentivos que mostram aos e às jovens que eles são protagonistas da própria história, e que a única pessoa capaz de mudar a própria história para alcançar seus sonhos são eles mesmos”, conta.

Ao trabalhar autoestima e as potencialidades do aluno, seja ele um estudante com necessidades educacionais especiais ou não, todos participam. E ficam muito felizes ao fim de tudo: “Ao final da aula da saudade, muitos alunos chegaram agradecendo com lágrimas nos olhos, e é isso que a gente quer, que nosso estudante se sinta valorizado e especial”, explica a professora Dilma.

A aula da saudade é também uma forma de valorizar a mudança dos jovens do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, para que o aluno comece a ter uma visão do curso que ele vai fazer na faculdade, quais as perspectivas dele.

O projeto é da professora Dilma, mas da Aula da Saudade vários membros de toda a comunidade escolar participam. Desde a edição de vídeos e diagramação de convites e certificados, passando por comprar flores para a decoração e o preparo do almoço, cada um e cada uma contribuíram de forma especial. “Foi um grande trabalho coletivo”, comemora Dilma. “Cuidados dos mínimos detalhes, fizemos até um cardápio diagramado! Foi um momento superespecial!”

VEJA O ÁLBUM