Centro de Ensino Médio 01 do Gama promove Café Cultural

Estudantes e educadores(as) do Centro de Ensino Médio 01 do Gama participaram de um Café Cultural na última quarta-feira (06). O projeto marcou a culminância da trilha A vida é uma arte sem fim, que oferece aos(às) alunos(as) com algum tipo de deficiência o acesso a diversas culturas.

Durante o Café Cultural os(as) estudantes e educadores(as) tiveram a oportunidade de tomar um café colonial ouvindo poesia, contos, crônicas e danças produzidas pelos(as) próprios(as) alunos(as), além de ter acesso a um diálogo entre culturas. “Durante o nosso Café Cultural foi enfatizado que a escrita é um processo, sendo que qualquer um pode escrever em qualquer tipologia textual, exemplo do conto, poesia e crônica”, explica a professora de Português Janice Costa Alves, comentando que um dos contos lidos foi escrito por um aluno com deficiência.

Além de desfrutarem do Café Cultural, os alunos visitaram a exposição A construção da cidadania: refletindo sobre o trabalho, inspirada na mostra “Trabalhadores”, do fotógrafo Sebastião Salgado, considerado como uma referência mundial para a chamada fotografia humanista, que além de retratar diferentes hábitos e culturas, denuncia as desigualdades sociais e exploração de diferentes povos ao redor do mundo. A exposição foi composta por fotos autorais dos alunos, que problematizaram o cenário atual do trabalho no Brasil, marcado por um processo de precarização e pelo aumento das taxas de informalidade.

Todos(as) os(as) alunos(as) receberam uma caixa presente com três livros.