CEMEIT realiza Exposição Cultural Científica 2023 nesta terça (28)

A mostra acontece nesta terça-feira (28) e dura apenas um dia. A Exposição Cultural Científica 2023, do Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (CEMEIT), é a culminância dos projetos acadêmicos desenvolvidos pelos(as) estudantes durante os dois últimos bimestres. A atividade começa às 8h30 e vai às 16h, com a apresentação de mais de 1.500 estudantes. Compareça e conheça o trabalho.

 

A exposição é um evento pedagógico que integra o Projeto Político-Pedagógico (PPP) do CEMEIT há mais de 10 anos. No início, a escola realizava dois projetos grandes, a Feira de Ciência e a Exposição Cultural. Mas, há 8 anos, decidiram reunir ambos em um único projeto e passou a ser Exposição Cultural Científica.

 

Cada ano há um tema central subdividido em vários subtemas. Cada turma de 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Médio fica com um subtema. O evento envolve todas as turmas da escola desde o 1º até o 3º Ano e os(as) estudantes ficam envolvido nesse conteúdo durante os dois últimos bimestres do ano letivo.

 

Este ano, o tema central é o “Big Bang: um novo começo para adiar o fim”, o qual tem sete eixos temáticos principais, a saber: arte e cultura, avanços tecnológicos, desafios globais, educação e futuro, exploração espacial, saúde e bem-estar, sustentabilidade ambiental, os quais foram subdivididos em 40 subtemas. As turmas de 1º Ano ficaram responsáveis por 15 subtemas; as de 2º Anos, 14 subtemas; e as de 3º Ano, ficaram responsáveis por 11 subtemas. Clique aqui e confira os temas e subtemas da edição deste ano. (https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2023/11/TEMAS-ECC-20231.pdf)

 

“São 40 temas que os e as estudantes têm de pensar, desde meio ambiente, cultura, educação, tecnologias, enfim, muitos temas relacionados ao tema central. O trabalho envolve todas as disciplinas porque é interdisciplinar e vale 5 pontos e 50% da nota dos e das estudantes para o quarto bimestre. Eles e elas têm de apresentar o trabalho escrito, que passa por uma banca avaliadora e, somente agora em novembro, vão para a exposição realizada na quadra da escola. É um processo que dura em torno de 6 meses”, informa o diretor e professor de filosofia, Gabriel Souza Rodrigues.

 

Todas as turmas recebem os seus temas no terceiro bimestre e, a partir daí, produziram trabalhos escritos, escrevendo um pré-projeto. Esse pré-projeto é avaliado pelos(as) professores(as) que participam da banca avaliadora. A banca faz alterações devidas, com sugestões e correções. A exposição é a culminância do trabalho. Compareça!