CEM 4 de Ceilândia conquista primeiro lugar no Circuito de Ciências das Escolas Públicas do DF

O projeto de ensino intitulado CEM 04 mais lindo e arborizado foi o grande vencedor na categoria Incentivo à Pesquisa e/ou Desenvolvimento Tecnológico, destinada a projetos de estudantes do Ensino Médio, Médio Técnico (1º ao 3º ano) e Educação Técnica e Profissional, do 10º Circuito de Ciências das Escolas da Rede Pública do Distrito Federal. O projeto abordou a importância da arborização escolar baseando-se na vertente de educação ambiental conservacionista/crítica, e foi idealizado pelo professor Marcos Borzuk da Fonseca Júnior. O projeto teve a participação dos(as) estudantes do Centro de Ensino Médio 04 de Ceilândia para o desenvolvimento de maneira integrada e com abordagem investigativa.

Com a justificativa de melhorar o microclima da escola, conservando o solo, melhorando a diversidade da flora e atuando na sensibilização dos(as) estudantes quanto à importância da educação ambiental, o projeto trouxe como objetivo geral arborizar parte do CEM 4 com mudas do cerrado. Segundo o professor, tudo, desde a programação ao trabalho, foi planejado inicialmente on-line devido à pandemia, e depois aplicado na prática. “Com o retorno das aulas presenciais, apliquei um trabalho sobre arborização do CEM 4. Os alunos fizeram a apresentação de seminários, trabalho com portfólios, diários de bordo digitais, adquiriram mudas, estudaram sobre as mudas e plantaram todas no colégio. O projeto foi apresentado no Circuito e ganhou o primeiro lugar”, comemora Marcos.

Marcos Borzuk também orientou o trabalho que ficou com o 2º lugar, um dos objetivos do Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM), executado no Centro Educacional 07 de Ceilândia. O projeto trouxe como título Clube de ciências biológicas virtual (CCBV): Implantação e importância no ensino de biologia.

Os três primeiros colocados são classificados automaticamente para a etapa distrital do Circuito de Ciências. Como parte do prêmio, os(as) alunos(as) do CEM 4 participarão de uma solenidade nesta sexta-feira (26), com a apresentação do projeto na EAPE, a partir das 9h.

O Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal acontece anualmente e premia os melhores projetos pedagógicos desenvolvidos por alunos(as) da rede pública de ensino do DF.

O Sinpro parabeniza as outras escolas que foram classificadas em outras regionais de ensino.