CEM 02 realiza Festival de Curtas e Sarau Cultural com obras do PAS II e III

Estudantes do Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia (CEM 02) participaram da edição 2022 do Festival de Curtas (FECEM02) e do Sarau Cultural, realizados na escola, respectivamente, nos dias 2 e 5 de dezembro.  As duas atividades integram o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e estão conectadas com a vida acadêmica das escolas públicas do Distrito Federal, desde o Ensino Médio até o Superior, porque trazem os temas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) II e III da Universidade de Brasília (UnB) na sua execução. Além disso, contam com participação da comunidade escolar.

Os dois projetos são realizados anualmente, há mais de 10 anos. O Festival de Curtas é desenvolvido nas turmas de 2º  e, o Sarau Cultural, nas dos 3º Anos e envolve todas as disciplinas. A proposta visa a oferecer aos(às) estudantes o contato com a chamada sétima arte e com a cultura popular brasileira.

Festival de Curtas e o PAS II UnB

“Nesse projeto de curtas, por exemplo, a arte do cinema é inserida nas diversas atividades pedagógicas por meio de um trabalho interdisciplinar e multidisciplinar como forma de aproximação dos alunos às narrativas audiovisuais. O FECEM02 oportuniza aos alunos um acesso a linguagem audiovisual, aproximando e utilizando o cinema como uma ferramenta de multiplicação do conhecimento”, explica Sônia Aparecida de Souza Cotrim, professora de língua portuguesa e vice-diretora.

Ela informa que, a partir de 2018, o projeto passou a ter como temática principal as obras do Programa de Avaliação Seriada (PAS) II, da Universidade de Brasília (UnB), e foi direcionado, especificamente, aos(às) estudantes do 2º Ano do Ensino Médio. Nessas turmas, a partir de obras do PAS II, os(as) estudantes criam o roteiro e produzem o vídeo de até 5 minutos que, posteriormente, são exibidos no auditório do CEM 02.

Resultado – Este ano, a culminância ocorreu no dia 2 de dezembro, quando os vídeos foram exibidos no auditório e os(as) estudantes foram premiados em várias categorias, conforme votação de jurados: Melhor ator: Pedro Arthur Carvalho – 2⁰ H; melhor Atriz: Yasmin Lourenço – 2⁰ C; melhor Trilha Sonora: Marieta – 2⁰ C; melhor Produção: Sonho Africano – 2⁰ G; melhor Reportagem: Cabaça D’água – 2⁰ F; melhor Documentário: Roda de capoeira – 2⁰ I; melhor Divulgação: A cartomante – 2⁰ A; melhor Animação: A Igreja do Diabo – 2ºE; melhor Ficção: A cartomante – 2⁰ B.

No festival, a opinião do povo conta como voto. Assim, conforme votação popular, o troféu de melhor filme foi para “O rapto de Proserpina”, uma produção do 2⁰ C. Todos(as) os(as) estudantes da turma que participaram do projeto foram premiados com uma medalha comemorativa.

Este ano, 12 turmas do matutino participaram do projeto em 2022. Há mais de 10 anos, quando tudo começou, era realizado pelo grupo de Ciências Humanas, mas, atualmente, todas as disciplinas estão envolvidas. Os filmes são produzidos pelos próprios estudantes, que criam o enredo, o roteiro, fazem a direção, também são atores, editores, divulgadores.  Enfim, eles participam de todo o processo de elaboração de um filme. Atualmente, utilizam celulares e fazem a denominada “edição caseira”.

A escola sempre tem parceria para realização de oficinas de produção de vídeo, mas nunca foi feita com a Agência Nacional de Cinema (Ancine). O festival é divulgado na Internet, na página da escola. Acesse o link para ver a divulgação dos filmes e outras informações:  https://cem02ceilandia.com.br/2022/12/01/estudantes-cem-02-realizam-festival-de-curtas-a-partir-de-obras-do-pas-unb/

Sarau Cultural, o PPP do 3º Ano

Outra atividade anual e relacionada ao PPP do CEM 02 de Ceilândia é o Sarau Cultural com obras do PAS III da UnB. Esse projeto começou em 2010 com os(as) estudantes das turmas de 3º Ano por causa da necessidade de ampliarem seus conhecimentos acerca das manifestações artísticas. Atualmente, a atividade conta com a coordenação de diversas áreas do conhecimento, que, mesclando cultura de massa e cultura erudita, orientam os(as) educandos(as) a realizarem as apresentações no auditório da escola.

A vice-diretora Sônia explica que os objetivos propostos são, dentre outros, o de realizar atividade multicultural, envolvendo os(as) estudantes concluintes do Ensino Médio a partir da análise de obras literárias indicadas pela UnB no PAS; promover o debate filosófico sobre a produção cultural; estimular a pesquisa e a criação artística; facilitar o acesso da população às fontes de cultura; estimular a produção e a difusão cultural e artística, além de preservar o patrimônio cultural e histórico.

Desenvolvimento – O projeto Sarau Cultural – CEM 02 se divide  em três fases principais. Fase 1 é a Preparação. Dentro dessa fase, são realizadas reuniões na escola com estudantes e professores para expor o projeto e coletar sugestões, aperfeiçoar conteúdo, criar expectativa para a implantação. Feito isso, vão ao teatro para assistirem à encenação de peças a fim de que tenham contato mais significativo com esse tipo de linguagem. O terceiro passo dessa fase é a preparação propriamente dita do material de divulgação, que consta, basicamente, de audiovisual, camiseta, panfleto, cartazes de divulgação, folder, edital (orientações para realização das apresentações), ensaios no auditório da escola; ensaio geral.

A Fase 2 é a Apresentação. Nessa fase, os(as) estudantes fazem apresentação no auditório da escola, com a presença de todos os alunos do 3º Ano – matutino, professores(as), direção, pais e convidados(as). Depois disso, realizam uma festa comemorativa no pátio da escola.

A Fase 3 e última é a da divulgação, com atividades de edição de vídeo e montagem de DVD com o conteúdo das encenações; entrega de DVDs para estudantes do 3º Ano e funcionários da escola;  divulgação de imagens do projeto nas redes sociais. O Sarau Cultural pode ser acessado no link https://cem02ceilandia.com.br/2022/12/04/formandos-cem-02-promovem-sarau-cultural-a-partir-de-obras-do-pas-3-unb/