CEM 01 de Sobradinho leva a arte urbana do graffiti para dentro da sala de aula

A arte urbana do graffiti está sendo utilizada pelo Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho para abordar contextos culturais e históricos com os(as) alunos(as). A partir de acontecimentos que marcaram a história do Brasil e do mundo, a sala de aula de História está ganhando uma pintura em graffiti de acontecimentos e figuras relevantes da história, inspirando os(as) estudantes sobre questões ligadas à ciência, política, cultura, geopolítica, antropologia e arte.

Para o professor de História do CEM 01 e proponente do projeto, Yuri Soares Franco, além de incentivar os(as) alunos(as) a saber mais sobre fatos importantes, a proposta é criar uma sala ambiente acolhedora e inspiradora para a aprendizagem, além de ensinar e estimular a imaginação dos alunos no momento em que a matéria está sendo exposta. O educador explica que ao invés do professor mudar de sala para encontrar as turmas, ele(a) permanece na sala de história e os estudantes vão até a sala temática. “A ideia foi colocar contextos e personagens históricos, dando enfoque a personalidades e acontecimentos relevantes. A partir daí a ideia é tornar o ambiente agradável, inspirador e abrir o debate com os alunos. Todos estão gostando bastante, tirando fotos e perguntando o que são estes acontecimentos, essas artes. Isto é proveitoso porque a partir deste diálogo da arte, da cultura e da educação, é importante para fazer um debate do nosso passado, do nosso presente e do nosso futuro”, salienta.

Dentre as artes propostas para o projeto estão a de manifestações contra a ditadura militar; a história de Raoni Metuktire, líder indígena brasileiro da etnia caiapó; Elza Soares, cantora, compositora musical e puxadora de samba-enredo brasileira; Marielle Franco, socióloga e política brasileira assassinada no Rio de Janeiro por defender as minorias; e Yuri Gagarin, primeiro ser humano a viajar pelo espaço.

Artes propostas e exemplos de projetos semelhantes já executados em escolas de outras cidades e estados:

Por que muitos brasileiros não acreditam que existiu uma ditadura militar?