CEI 210 de Santa Maria promove ação contra o bullying
O combate ao bullying no ambiente escolar tem sido uma bandeira levantada por muitas escolas, e o Centro de Educação Infantil 210 de Santa Maria também está nesta luta. O CEI promove ações coletivas em prevenção ao bullying, com o objetivo de trabalhar e plantar a semente da boa convivência na escola.
A ação pedagógica é coletiva e articulada pela orientação educacional com a participação da direção, supervisão pedagógica, coordenação, pedagoga da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) e professores(as). O trabalho é feito anualmente ou conforme a demanda no cotidiano do CEI 210 de Santa Maria.
Segundo a orientadora educacional Ione Patrícia Ferreira, a ação foi necessária por uma demanda registrada na escola, além de ser uma pauta dentro do trabalho da Orientação Educacional. “O bullying é um importante tema para se trabalhar nas escolas. Infelizmente este é um problema recorrente e a ação coletiva pelo combate a todo tipo de desrespeito é primordial na tentativa de oferecer um ambiente seguro e saudável para os estudantes”, salienta Ione. A opinião é compartilhada pela diretora do CEI, Maria Celia Mendes da Rocha.
Quem bate na escola maltrata muita gente
A onda de violência vista em várias escolas do Brasil tem gerado, além de preocupações constantes, debates pela melhor forma de garantir a segurança de educadores(as), alunos(as) e profissionais que trabalham nas unidades escolares. Este debate tem sido levantado pelo Sinpro desde a primeira edição do Concurso de Redação do sindicato, que trouxe como tema: Quem bate na escola maltrata muita gente.
Diante desta preocupação o Sinpro relançou a campanha Quem bate na escola maltrata muita gente, ampliando-a para diversos outros motes. Dentre eles, destaque para o que afirma que a escola não é lugar de medo, e sim de ser feliz.