Três projetos do CEF 14 de Taguatinga são homenageados pelo II Prêmio Paulo Freire de Educação
Na quinta-feira (27/9), o Centro de Ensino Fundamental nº 14 de Taguatinga (CEF 14) foi reconhecido por seus esforços inovadores na educação, ao receber menção honrosa no II Prêmio Paulo Freire de Educação (2024), da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Entre os 264 projetos inscritos, três se destacaram por promoverem a transformação do ensino por meio da matemática, do esporte e do xadrez: “Geometria dos cristais e a evolução dos videogames”, “O esporte brasileiro tem história” e “Xeque-mate: o mundo do xadrez”.
Geometria dos cristais e a evolução dos videogames
Desenvolvido pela professora Estefany Alves, com formação em Geologia e Matemática, este projeto interdisciplinar explora a relação entre a geometria dos cristais e o design de videogames, abrangendo desde os anos 90 até o fenômeno Minecraft. Dividido em quatro etapas — pesquisa, elaboração de um trabalho escrito, criação de um jogo na plataforma Genially e apresentação — o projeto foi parte da feira cultural da escola, que abordou as décadas de 60 até os dias atuais. A proposta visa fazer com que os alunos do 6º ano compreendam como formas geométricas influenciam a experiência visual e a jogabilidade, contribuindo para uma avaliação mais ampla e engajadora.
O esporte brasileiro tem história
Elaborado e coordenado pela professora de educação física, Ana Paula Farias de Oliveira, o projeto tem como público 220 estudantes do 6º e 7º Anos, incluindo estudantes com necessidades educativas especiais. A proposta busca resgatar a história do esporte brasileiro, promovendo a reflexão sobre a importância de atletas e modalidades esportivas na formação da identidade nacional. Com um enfoque interdisciplinar, o projeto não só discute a história dos esportes, mas também integra conteúdos de cidadania e direitos humanos, valorizando o respeito, a superação e a ética no esporte. Com a apresentação de atletas icônicos e suas histórias, os estudantes são incentivados a desenvolver uma visão crítica e informada sobre o legado esportivo no Brasil.
Xeque-mate: o mundo do xadrez
O xadrez, um dos jogos mais antigos, é utilizado como ferramenta pedagógica no projeto criado e coordenado também pela professora Ana Paula. O objetivo é estimular o desenvolvimento cognitivo e comportamental dos estudantes por meio do aprendizado das regras, táticas e estratégias do jogo. A atividade inclui a construção de tabuleiros feitos pelos próprios alunos, fomentando a interação social e o respeito mútuo em competições saudáveis. A metodologia envolveu etapas práticas e lúdicas, garantindo que todos os estudantes, inclusive aqueles com necessidades especiais, tivessem acesso às atividades. Os torneios realizados durante as aulas de Educação Física promovem a inclusão e o engajamento de todos os participantes.
Os projetos do CEF 14 de Taguatinga exemplificam a busca pela inovação e inclusão no ensino, utilizando o esporte e o xadrez como meios de transformação educacional. Ao receberem menção honrosa no II Prêmio Paulo Freire de Educação, esses projetos reforçam a importância de práticas pedagógicas que promovam não apenas o conhecimento, mas também a formação de cidadãos críticos e respeitosos.