CEF 13 de Ceilândia realiza a culminância do projeto Halloween-Cultura
O Centro de Ensino Fundamental nº 13 de Ceilândia (CEF 13 de Ceilândia) adotou o Halloween, uma das tradições mais antigas e populares do mundo, comemoradas no dia 31 de outubro, como projeto pedagógico multicultural. Trata-se do projeto pedagógico Halloween-Cultura: uma celebração multicultural, cuja culminância ocorreu no dia 8 de novembro, com várias apresentações. Confira as fotos nas redes digitais do Sinpro-DF,
Durante o evento, todos os segmentos da comunidade escolar pôde participar e apreciar exposições de trabalhos acadêmicos relacionados ao tema, como poemas, desenhos, pinturas, esculturas, culinária, murais e cartazes. O evento contou apresentações teatrais, musicais e dança, o que tornou a finalização do projeto Halloween-Cultura em um momento de grande confraternização.
Realizado desde 2022 com a proposta de transformar o Halloween em uma ponte cultural, o objetivo do projeto é desmistificar preconceitos relacionados a essa data e destacar sua importância como uma celebração multicultural. Assim, o CEF promoveu, este ano, um evento especial que não apenas celebrou as tradições do Halloween, mas também procurou integrar e resgatar as lendas e costumes de diversos povos e promover uma maior compreensão sobre as diferentes culturas do mundo, além de estabelecer uma conexão dessas tradições com o folclore brasileiro, como o Carnaval ou o São João, e outras comemorações nacionais de grande importância no Brasil.
O projeto, idealizado por Suyane Lanuze, professora de inglês, já integra o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola e tem como principal objetivo a valorização da cultura, o incentivo à pesquisa e a promoção da interdisciplinaridade na escola. Segundo as organizadoras, o evento proporciona uma rica oportunidade para os(as) estudantes do 8º e 9º Anos, com idades entre 13 e 14 anos, e da EJA-Interventiva, de explorarem e aprofundarem seus conhecimentos sobre a tradição do Halloween e suas diversas origens.
“A data do Halloween não se resume apenas ao aprendizado de um idioma estrangeiro, como o inglês, mas também é uma chance de descobrir e compartilhar a rica cultura de diferentes países. O trabalho foi desenvolvido respeitando todas as religiões. O estudante está liberado para usar, ou não, a fantasia que desejar. O foco são as apresentações dos temas conectados com as matérias e exposições dos trabalhos realizados no decorrer das três semanas destinadas ao projeto. Para o dia, realizamos uma exposição e apresentação dos trabalhos, com um lanche e atividades especiais preparados com muito carinho para os estudantes”, afirma Jean Magali, coordenadora e professora do CEF 13.
Tradições e costumes do mundo
A coordenadora explica que a era digital tem facilitado o acesso dos(as) estudantes a informações culturais de diversos lugares do mundo, o que amplia o interesse por tradições e costumes de outros países e, consequentemente, permite a incorporação dessas culturas no cotidiano escolar e promover a interdisciplinaridade. Assim, o Halloween-Cultura é um projeto que abrange diversas disciplinas, com atividades específicas para cada área do conhecimento, refletindo a proposta de um trabalho integrado.
Ela cita alguns exemplos de atividades: “Português e inglês: leitura e interpretação de textos literários de fantasia, oficinas de contação de histórias, saraus e apresentações de lendas. Artes: produção de decorações, apresentações teatrais, maquiagem, confecção de fantasias e expressões artísticas relacionadas ao tema. Educação física: jogos e danças típicas, brincadeiras e atividades lúdicas com o clima de festa.Ciências: experimentos e demonstrações de ilusões de ótica e outras atividades científicas que poderiam ser relacionadas ao tema do Halloween. Matemática: uso de gráficos, origamis e outros jogos matemáticos para conectar o conteúdo com a festividade. Geografia e história: estudo das origens do Halloween, suas lendas e personagens míticos, comparando com outras celebrações em diferentes países.
Metodologia e culminância
O projeto foi planejado e desenvolvido por meio de pesquisas realizadas em grupo. Cada uma das 12 turma (seis turmas do 8º Ano e, seis, do 9º Ano) tiveram a missão de decorar suas salas de aula e preparar apresentações sobre o Halloween e suas diversas vertentes culturais. As atividades foram distribuídas de forma que todas as disciplinas estivessem representadas nas apresentações finais.
O trabalho, segundo a coordenadora, também traz a inovação e o engajamento como prática pedagógica e uma das atividades que favorecem esse tipo de prática é o Concurso de Fantasias, com diversas categorias, como a melhor fantasia criativa, melhor fantasia feminina e masculina, e até prêmios para as turmas que mais se destacaram na arrecadação de alimentos, brinquedos ou agasalhos para doação a instituições carentes. Outra iniciativa que estimula a inovação e o engajamento são as “Ações Solidárias”, que trazem um aspecto ainda mais significativo para a celebração e mostra que o Halloween também pode ser um momento de generosidade e aprendizado sobre o valor de ajudar ao próximo.
Avaliação e impacto educacional
Magali explica que, no fim do projeto, os(as) estudantes são avaliados com base em sua participação nas atividades e na organização dos trabalhos, considerando a dedicação e o envolvimento de cada turma. A avaliação, que contemplou todas as disciplinas envolvidas, foi realizada de forma integrada e levou em conta a criatividade, a pesquisa e a colaboração entre os estudantes.
Segundo ela, o Halloween-Cultura no CEF13 é uma experiência enriquecedora para todos(as) estudantes, professores(as) e toda a comunidade escolar. Além de proporcionar um dia de muita diversão e aprendizado, o projeto tem impacto positivo na formação cultural dos(as) estudantes ao promover a valorização das diversidades culturais e ao quebrar tabus sobre uma das celebrações mais populares do mundo.
O evento, na opinião da coordenadora, é uma excelente oportunidade para refletir sobre o papel das festas e das celebrações na construção da identidade cultural, demonstrando como o Halloween pode ser uma rica fonte de aprendizado, diversão e, sobretudo, de respeito às tradições de outros povos. Com a participação ativa dos(as) estudantes e o apoio dos(as) professores(as), o Halloween-Cultura no CEF13 se consolidou como um exemplo de como a educação pode unir cultura, solidariedade e conhecimento de forma criativa e envolvente.
Origem do Halloween
A origem do Halloween remonta a cerca de 2.500 anos, na Irlanda, e desde então se espalhou por diversos países, incluindo Estados Unidos da América (EUA), Inglaterra, Japão e até o Brasil. No Brasil, a data tem ganhado cada vez mais destaque, principalmente em escolas, cursinhos e festas organizadas por instituições públicas e privadas. No entanto, ao longo dos anos, o Halloween foi visto por alguns como uma festividade de conotação negativa, associada a ideias de “demonismo”, um conceito que muitos brasileiros passaram a questionar.