CEF 10 Gama | Exposição Sátira provoca reflexões sobre tecnologia e sociedade

A Exposição Sátira, do Centro de Ensino Fundamental nº 10 do Gama (CEF 10 do Gama), chega à quarta edição com uma abordagem crítica sobre temas contemporâneos, como globalização, meio ambiente, indústria 4.0, consumismo e o uso excessivo da tecnologia. Realizada na biblioteca da escola, a instalação artística estará aberta até esta sexta-feira (4/4).

O evento faz parte do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da unidade escolar e é interdisciplinar entre as disciplinas geografia e artes, porém, pode envolver outras disciplinas.

“A exposição acontece há quatro anos e tem um papel fundamental na formação crítica dos alunos. Trabalhamos com temas que impactam diretamente o cotidiano deles, como o uso excessivo da tecnologia e a influência da globalização. Este ano, os e as estudantes usaram a inteligência artificial para criar algumas imagens, o que adicionou um novo elemento à discussão”, afirma o professor de geografia Wellington Araújo, conhecido como Tom, um dos idealizadores do projeto.

Experiência imersiva

A Exposição Sátira foi organizada para proporcionar uma experiência imersiva. A biblioteca foi transformada com divisórias de TNT preto e vermelho, criando um ambiente visualmente impactante.

“Trabalhamos a ideia de que ‘uma imagem vale mais do que mil palavras’. A intenção é que as obras falem por si e provoquem questionamentos nos espectadores, trazendo um impacto maior do que apenas um texto explicativo”, explica a professora de artes, Eliane Santiago.

As obras expostas incluem esculturas, pinturas e fotomontagens inspiradas em artistas que, dentre outras temáticas, trabalharam os temas satíricos, como Pavel Kuczynski, Steve Cutts e Banksy. Os(as) estudantes do 9º Ano foram responsáveis pela produção das peças, tendo liberdade para buscar outras referências ou desenvolver criações próprias.

Além de produzir as obras, os(as) estudantes atuam como mediadores, apresentando os trabalhos aos(às) alunos(as)  do 6º e 7º Anos, quando explicam os conceitos por trás das obras. “Ontem, um estudante saiu daqui dizendo que quer ser professor. Ele ficou encantado com a experiência de ensinar, e isso mostra o impacto positivo desse projeto”, conta o professor Tom.

Nas telonas

A Exposição Sátira também serve como ponto de partida para o Cine 10, outro projeto da escola que envolve a produção de curtas-metragens produzidos pelos(as) estudantes. As temáticas exploradas na exposição podem ser transformadas em roteiros de filmes, a serem exibidos no Teatro do Sesc, dia 15 de agosto, o que amplia o debate e a reflexão para além da sala de aula.