CEF do Bosque recebeu Gog em roda de conversa e música com estudantes

Na manhã da quarta-feira, 25, o CEF do Bosque, em São Sebastião, recebeu uma visita muito especial: o rapper Gog, grande artista do Distrito Federal, foi à escola para participar de uma roda de conversa com estudantes e profissionais de Educação.

A atividade teve apoio do Sinpro e foi uma iniciativa do projeto Rima no Bosque, idealizado pela supervisora da escola, professora Mariana Rodrigues, em conjunto com a orientadora educacional Cíntia Soares. A necessidade de trazer para a escola experiências virtuosas de cultura e de debates ficou latente, principalmente, após o triste episódio de violência acontecido em março último, quando uma estudante foi esfaqueada por um colega. “A criação do projeto se deu partir de vários acontecimentos, e sobretudo do contexto de uma escola na periferia”, conta Mariana.

O rapper Gog com estudantes do CEF do Bosque

Foram expostos painéis com letras de Gog, como “O amor venceu a guerra”. A presença do artista encantou os estudantes, que fizeram muitas perguntas e declamaram poemas. Alguns pediram para que ele gravasse mensagens de áudio para seus familiares. “O rap é da quebrada, é a nossa linguagem”, destaca Mariana. “Emociona porque revela o que já é existente, e ajuda a nos reerguer na nossa perspectiva, construindo o protagonismo do qual Paulo Freire falava”, completa ela.

O objetivo do projeto Rima no Bosque é de ressignificar a escola, impulsionando uma cultura de paz e resgatando a autoestima da comunidade: “Foi muito bonito porque, diante de uma realidade tão dura, vimos os alunos sorrindo novamente, professores cantando, pessoal da limpeza e da cozinha com a gente”, conta Mariana. Ao final da atividade, Gog almoçou na escola.

O projeto seguirá com outras ações, buscando sempre gerar empoderamento, pertencimento, autocompreensão. Para isso, trabalhar com poemas e músicas é um trunfo. Entre as atividades previstas, está a realização de encontros para batalhas de rimas, inclusive com outras escolas da cidade. Como diz Gog: “Escapei, estou aqui e só pra concluir/Relatos como o meu, são milhares por aí/Faço parte de uma história que nunca se encerra/E até aqui, o amor venceu a guerra”.

Gog e a professora Mariana Rodrigues

Tem uma história bonita para contar, um projeto encorajador para nos inspirar? Mande para o Sinpro pelo e-mail imprensa@sinprodf.org.br.