CEF 418 de Santa Maria mostra que Cinema pode ser na Escola
Quem diria que o incentivo à produção de uma simples redação com um tema aleatório se transformaria em um verdadeiro projeto cinematográfico. É justamente isto que o Centro de Ensino Fundamental 418 de Santa Maria tem conquistado com o projeto Cinema na Escola.
Iniciativa do professor Weslei Garcia, o projeto surgiu no ano de 2013, em Valparaíso de Goiás. Trabalhando apenas com uma máquina filmadora e contando com a ajuda do professor Eustáquio na edição e da professora Sara na direção, o projeto recebeu o prêmio “Cidadania Ativa” com o curta As aventuras do Senhor Inclusão, onde todas as crianças eram Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (ENEE) e o personagem principal um cadeirante. O filme ganhou repercussão na mídia, sendo matéria da TV Globo Luziânia à época. Anos mais tarde a ideia foi levada ao CEF 418 de Santa Maria, sendo executado desde 2019 por Weslei Garcia.
Com dezenas de filmes amadores já produzidos, o projeto passou a receber verba parlamentar do Deputado Distrital Fábio Félix em 2023, o que permitiu a aquisição de uma máquina filmadora, Chroma Key, iluminação, som, microfone e outros equipamentos de filmagem, o que melhorou significativamente a qualidade dos filmes. Weslei Garcia, coordenador pedagógico, ressalta que o projeto busca trabalhar leitura, escrita, expressão corporal, interação social e várias habilidades das crianças. “Por meio do cinema, do amor às artes, compreendemos que podemos tirar das crianças disciplina, organização e trabalho através de investimento na cultura, no teatro e na música. Não há necessidade da cultura do medo como, por exemplo, o processo de militarização de escolas. Acreditamos que por meio desse projeto, podemos trazer famílias para dentro da escola e trabalhamos também autoestima e o resgate social”, pondera.
Este ano o Festival teve a presença de ilustres convidados, que compuseram a mesa de jurados para a definição dos vencedores do ano. Dentre eles o deputado Fábio Félix, o deputado distrital Max Maciel, que prometeu a instalação de uma rádio para o próximo ano, além de Andressa Camilo, representando a CRE do Gama, e de Victor Tagore, proprietário da Editora Tagore.
Além de Wesley, participaram da elaboração e de todo processamento do projeto a professora Jeane, o professor Francisco, a professora Elísia, que ajudou na seleção dos textos, e contou com o apoio da diretora Gabriela.
Clique aqui e confira o álbum do Facebook.