CEF 25 de Ceilândia utiliza a tecnologia como ferramenta pedagógica
A evasão escolar, o número excessivo de faltas, ausência familiar, baixo rendimento pedagógico dos(as) alunos(as), dentre outros, são algumas das preocupações que as escolas enfrentam, mas mesmo diante de todos os desafios, o Centro de Ensino Fundamental 25 de Ceilândia se apropriou da tecnologia com o objetivo de contornar os problemas e apresentar soluções para a comunidade escolar e para a equipe de OTP (Coordenadores, Orientação Educacional, Psicóloga e Pedagoga). Desde o início do ano o supervisor pedagógico do CEF 25, Giuliano Rodrigues Santos, implantou o aplicativo ClassDojo na tentativa de dar um suporte tanto para familiares de estudantes quanto para toda a equipe de OTP, principalmente para professores(as). E a ideia deu resultados positivos.
Por meio da plataforma, pais/mães ou responsáveis se mantém conectados à sala de aula do seu filho, tendo ainda a possibilidade de compartilhar momentos de aprendizado por meio de fotos, vídeos e mensagens, mantendo sempre as famílias informadas instantaneamente sobre o que acontece na escola. Além disto, a ferramenta possibilita a família de acompanhar mais de perto aspectos importantes e necessários do andamento escolar, exemplo da frequência, participação, rendimento e a situação pedagógica de cada estudante.
Giuliano Rodrigues explica que a escola possui mais de dois mil estudantes e enfrenta uma série de problemas, como em outras escolas, mas com um volume maior. Com o objetivo de apresentar soluções para as dificuldades enfrentadas, foi proposto a utilização do ClassDojo, amplamente aceita pela comunidade escolar e equipe. “Nós somos uma das maiores escolas da Ceilândia e do DF em quantidade de estudantes e passamos por muitos problemas, boa parte deles só conseguimos resolver se contatarmos as famílias, e a ferramenta nos ajuda consideravelmente neste aspecto. Quando implantamos a ferramenta, a comunicação escola/família melhorou e segundo nossos professores, começaram a perceber significativamente um retorno melhor dos alunos em sala. Os familiares tiveram acesso direto à vida do filho na escola, podendo participar mais e ajudar a solucionar alguns dos problemas detectados, mesmo sem o bimestre letivo ter terminado, melhorando assim o rendimento dos estudantes após a intervenção da família”.
A ferramenta também foi de grande utilidade para professores(as) na divulgação dos trabalhos que desenvolvem e das atividades que precisam ser realizadas pelos estudantes. Além disto, o ClassDojo dá acesso a informações importantes para os familiares, exemplo da divulgação de datas de reposição de aulas, divulgação de informações gerais da escola, reunião de pais, comunicação direta família/escola, informes gerais, eventos, apresentação de projetos e divulgação de trabalhos. “Tem melhorado muito nossa relação com as famílias, além de ajudar a solucionar diversos problemas que acontecem dentro e fora da escola. Tem sido muito proveitoso”, comemoram os supervisores pedagógicos do CEF 25 e toda sua equipe de trabalho.
Supervisor pedagógico do CEF 25, Giuliano Rodrigues Santos