CEF 20 de Ceilândia realiza Mostra Cultural e Científica 2022

Nesta quarta-feira (15), o Centro de Ensino Fundamental nº 20 de Ceilândia (CEF 20) realiza a Mostra Cultural e Científica CEF 20 2022. A abertura será às 10h30 e o encerramento, às 16h30. No intervalo entre início e fim, haverá exposições, apresentações e oficinas sobre vários temas ligados às disciplinas.

Outro ponto culminante do evento é a inauguração do Laboratório de Ciências. A escola fez uma espécie de concurso entre os(as) estudantes para a escolha do nome do laboratório. Os nomes escolhidos serão premiados com uma camiseta.

A mostra é a culminância da atividade pedagógica realizada no bimestre. “Todos os(as) professores(as) participam, cada um com seu projeto, quer seja da área de ciências, matemática, português, história, geografia, etc. Como é escola integral, a mostra envolve professores do matutino e do vespertino”, informa Dayse dos Santos Batista, supervisora pedagógica.

Ela conta que “foi feito um concurso de desenho com estudantes internos e externos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Eles e elas confeccionaram desenhos e a gente enviou para garantir a participação deles e delas nessa seleção. Aí aproveitamos para fazer uma pré-seleção desses desenhos aqui na escola para serem a logo da nossa camiseta da mostra e também usaremos nosso laboratório”.

Com 39 professores(as) e 540 estudantes, o CEF 20 é uma Escola Integral de Ensino Fundamental (EIEE) e a mostra visa a trabalhar os temas transversais com os(as) estudantes, trazendo um aprendizado mais significativo, culminando em apresentações artísticas e culturais e despertar o espírito científico e investigativo por meio de experimentos de ciências. Tem também o objetivo de trabalhar o raciocínio lógico de forma criativa e dinâmica por meio de jogos.

 

“A geometria do corpo”: o casamento da matemática com a educação física

 

Dentre as várias apresentações previstas para esta quarta, um dos destaques é o casamento das disciplinas matemática e educação física. Quem achava que isso era impossível, vai se surpreender na apresentação de dança da professora de educação física Sandra Reis e vai perceber que tudo na vida está interligado. Ou seja, embora a educação no mundo inteiro segmentou o conhecimento da vida em disciplinas, ele, o conhecimento, é único.

“As fotos são uma prévia do que vamos apresentar, amanhã, na mostra cultural. Uma das partes desse projeto interdisciplinar é o meu projeto que uniu educação física, que é a minha disciplina, com matemática. O meu projeto mostra o corpo e a matemática. Faremos movimentos com figuras da matemática”, explica a professora.

As fotos do projeto da professora Sandra Reis a serem apresentadas na exposição foram tiradas pelo Sinpro-DF. Trata-se de uma apresentação de dança cujo título é “A geometria do corpo”.

Confira, a seguir, a programação:

https://cdn.sinprodf.org.br/portal/uploads/2022/06/14112120/encarte-definitivo-1.pdf