CEF 20 de Ceilândia realiza instalação audiovisual dos próprios estudantes

Despertar no estudante, por meio da fotografia, um olhar sensível para as coisas que geralmente passam despercebidas no dia a dia dentro e fora da escola. É a ideia central da instalação audiovisual Foto na Escola, reunindo as produções fotográficas dos (as) alunos (as) das turmas de nono ano do CEF 20 de Ceilândia.

“Ela surgiu da necessidade de expor as fotografias realizadas pelos alunos em um formato digital e imersivo. Durante 2 meses os alunos das turmas de nono ano (A,B,C e D) receberam aulas sobre fotografia. Um pouco de história da fotografia, também vimos diferentes gêneros na fotografia, comparações entre fotografia analógica, digital e com celular. Vimos também elementos básicos da fotografia: exposição, foco e enquadramento”, explica Jackson Marinho, professor de artes e VJ.

Com todas essas informações reunidas, professor e estudantes começaram a explorar o ambiente escolar para realizar as fotos.

De acordo com ele, “foram basicamente três tipos de fotografias: preto e branco, macrofotografia e longa exposição (light painting). Como resultado tivemos, mais de 1000 fotos, e no final do bimestre surgiu a ideia de expor essas fotos em formato imersivo utilizando técnicas de “video mapping” (video mapeado), algo que aprendi em experiências de projeção de vídeo e VJ”, diz.

A exposição foi exibida durante dois dias e apresentada para toda a escola. O conteúdo de fotos e áudio foi realizado pelos (as) alunos (as) e também houve uma breve explicação sobre o todo processo feito por eles (as).

O resultado foi gratificante. “Muitos ficaram surpresos e gostaram da experiência, curiosos sobre a tecnologia empregada que envolvia três projetores e um espaço escuro”, relata o professor.

Veja as fotos

MATÉRIAS EM LIBRAS